A 'reunião de família', realizada nos arredores de Cremona em local mantido em sigilo por questões de segurança, leva a assinatura do histriônico e vulcânico violinista David Garrett.
By Bárbara Café
CREMONA - Para comemorar o 325º aniversário de Giuseppe Guarneri del Gesù, o histriônico e vulcânico violinista David Garrett reuniu às portas de Cremona, em local reservado por questões de segurança, nada menos que vinte e seis instrumentos do grande luthier cremonês.
Para acompanhá-los, observá-los de perto e estudá-los vieram colecionadores, luthiers e estudiosos de todo o mundo. Entre os instrumentos expostos também o violino Principe Doria 1734, normalmente exposto no Museu do Violino graças aos amigos de Stradivari. O próprio Garrett tomou o violino emprestado para fazer uma gravação.
O Príncipe Doria, que dentro de alguns dias estará de volta às salas do MdV , é considerado um dos melhores violinos de concerto de Guarneri del Gesù. Pela espessura robusta das mesas, é possível que sua fama dependa do fato que não sofreu com o tempo, ao contrário de outros instrumentos antigos, intervenções de redução e redistribuição de espessuras.
Na verdade, o interior das costas traz vestígios originais do plano de dente usado por Guarneri del Gesù. Nascido em 21 de agosto de 1698 em Cremona e também falecido em Cremona em 17 de outubro de 1744, o luthier é o autor, entre outras coisas, do Cannone 1743 que pertenceu a Niccolò Paganini, que o apelidou pela potência do som.
https://www.laprovinciacr.it/news/cultura-e-spettacoli/421148/ventisei-guarneri-del-gesu-riuniti-per-il-compleanno-del-liutaio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário