*DG: “...Comecei a fazer meditação e gosto muito... Qi Gong todos os dias... porque sinto que traz um equilíbrio para meu corpo que eu aprecio.”
Qi (Chi), em chinês, significa energia. Gong (Kung), significa método, mobilização ou prática. O termo Qi Gong (pronuncia-se Chi Kun) se refere a um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que visa a mobilização da energia sutil do corpo (Qi), a correção de desarmonias e o restabelecimento do equilíbrio da saúde física e emocional do praticante.
O Qi Gong é uma técnica milenar que une, ao mesmo tempo, habilidades de luta, expansão e desenvolvimento da consciência física e mental. Dentre os benefícios principais dos praticantes de Qi Gong, destacam-se o restabelecimento da circulação adequada da energia e do sangue pelo corpo, o fortalecimento da respiração, circulação e digestão, o alívio do estresse do dia a dia, a absorção e armazenamento de Qi e a eliminação de energias perversas através do fortalecimento do sistema imunológico.
Existem diversas formas e vertentes diferentes de Qi Gong, que podem ser basicamente divididas em duas categorias: estático e dinâmico. O Qi Gong estático pode ser compreendido como meditativo e utiliza-se de meditações guiadas e exercícios de visualização criativa; focando a atenção da mente em imagens específicas, é possível alterar a frequência cerebral, favorecendo tanto o relaxamento mental quanto até mesmo os processos de cura. Já o Qi Gong dinâmico se refere em uma série de exercícios físicos que integram corpo e mente através do foco nas visualizações e na respiração. Além da mudança na frequência mental, esta prática ainda visa melhorar a saúde pois fortalece articulações, tendões, músculos e ossos.
A excelência tem um custo que é cobrado em uma das piores moedas que existem: a DOR! DG tem pago este custo ao longo de sua vida e aprendeu que deve cuidar de seu corpo com atenção vigilante, para ter uma vida útil como violinista ativo por um longo tempo. Controlar o estresse físico que o pequeno instrumento lhe causa, evitando a dor, é um trabalho metódico, repetitivo e constante, que não admite faltas ou falhas.
Fonte: Flávia Melissa
https://flaviamelissa.com.br/o-que-e-qi-gong/?fbclid=IwAR3Bkg4OeWivJAuvJ8jL0zLxFKQtb43ALbHr-8CPhgcQMp6ywKbz67VStQk#.XYVYIApHYX0.facebook
*Entrevista para Fuat Gunar – set/2019
https://www.youtube.com/watch?v=UmPhLTlyhTo&fbclid=IwAR2-oX8yVbfI3CmJOC1HWkRdOUPvkZ_9rcBPX8kZFnRFxCFlFRL4bJ9v12c&app=desktop
Imagem: David Garrett FB
https://www.facebook.com/davidgarrettofficial/photos/a.10151823706563705/10152889432818705/?type=3&theater
P.S. o texto refere-se apenas a imagem de DG para a autora
Nenhum comentário:
Postar um comentário