Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 2 de setembro de 2023

O lado negro do milagre do som: 3sat mostra “Stradivarius – Mito e Mercado”

 
Com Anne-Sophie Mutter e David Garrett
3sat exibe "Stradivarius - Mito e Mercado" no sábado, 2 de setembro de 2023, às 20h15.

Por um lado, estrelas da cena musical elogiam os violinos Stradivarius como um milagre sonoro. Anne-Sophie Mutter e David Garrett confiam nos instrumentos feitos na oficina de Antonio Stradivari. Eles falam sobre sua relação especial com seu instrumento. Por outro lado, os investidores investem milhões em itens de colecionador. E a história dos Stradivadi sempre foi acompanhada de maquinações criminosas.

Não só a sua construção especial ou a densidade da sua madeira, mas também a idade dos instrumentos devem ser importantes para um som perfeito. Dos cerca de 1.100 instrumentos que Antonio Stradivari fabricou em Cremona há cerca de 300 anos, estima-se que 600 ainda estejam preservados. E eles estão em grande demanda, a espiral de preços do Stradivarius real está aumentando constantemente e atualmente está na faixa de dois dígitos dos milhões.

Na melhor das hipóteses, os Stradivarius são interpretados por virtuosos como Anne-Sophie Mutter e David Garrett. Ambos falam exclusivamente sobre sua relação especial com seu instrumento. Mas muitas das obras-primas estão trancadas em cofres como objetos de investimento. E, claro, o seu valor financeiro também atrai criminosos. A maioria dos violinos com o rótulo “Stradivarius” provavelmente são falsos.

O documentário “Stradivarius – Mito e Mercado”de Claudius Gehr também trata desses lados sombrios do milagre do som e apresenta a energia criminosa que cerca o Stradivarius usando o exemplo de dois casos criminais espetaculares na Alemanha e no Paraguai.

Uma desvantagem adicional da explosão de preços do Stradivarius: os jovens músicos ainda têm o acesso aos instrumentos preciosos é muitas vezes bloqueado, o que pode tornar-se um verdadeiro obstáculo à carreira. Os jovens talentos dependem da boa vontade dos mecenas, têm que se colocar numa situação de dependência. A jovem violista suíça Hana Gubenko fornece informações sobre como a espiral de preços dos antigos instrumentos clássicos está afetando o trabalho diário dela e de outros jovens músicos. 

As fotos do documentário podem ser encontradas aqui.

Fonte: https://pressetreff.3sat.de/programm/dossier/die-dunklen-seiten-des-klangwunders-3sat-zeigt-stradivari-mythos-und-markt?fbclid=IwAR0uP4Vi8Mc86zyVeCuhwC1Q80tgrpgEW5Bt6eTqMcKczs_I5sv0qBzH_KE

Nenhum comentário:

Postar um comentário