No México, o Dia dos Mortos é uma alegre celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra aos falecidos, quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos. A celebração ocorre durante as festividades de 31 de outubro a 2 de novembro, celebrada há cerca de três mil anos pelos povos mesoamericanos, sendo hoje uma “Obra Mestra do Patrimônio da Humanidade”.
Em vários outros países pelo mundo com uma herança católica, o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados são feriados no qual as pessoas vão aos cemitérios com velas e flores e dão presentes às crianças, normalmente doces e brinquedos.
Na Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Países Baixos, França e Irlanda, as pessoas trazem flores para as sepulturas dos parentes mortos e fazem orações pelos mesmos. Na Polônia, Eslováquia, Hungria, Lituânia, Croácia, Eslovênia, Romênia, Áustria, Alemanha, Suécia e Noruega, a tradição é acender velas e visitar os túmulos dos parentes falecidos. Na região do Tirol, bolos são deixados sobre a mesa e a sala é mantida quente para o conforto dos mortos. Na Bretanha, as pessoas vão aos cemitérios ao anoitecer para ajoelharem-se perante as lápides de seus entes queridos e ungirem-nas com água benta ou fazerem libações de leite nela. Na hora de deitar, o jantar é deixado na mesa para as almas.
O dia é lembrando também na América Latina, África, Ásia, Austrália, Nova Zelandia.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Mortos
#davidgarrett #finados #diadosmmortos #alloverthewold #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário