Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Ler e escrever é uma dádiva!


DG: Estamos no carro entre Colônia a Berlim e era uma época em que, talvez, eu realmente não ligasse para amizades e também sou alguém que escreve mensagens relativamente curtas... envio um oi ... sim e ... bem, eu sou muito pragmático. Então vou reduzindo tudo ao essencial, às vezes envio ou falo apenas meias frases. Enfim, eu sento no carro com Jörg e digo: Escute Jörg, de alguma forma não estou me sentindo bem. Ninguém me escreve de volta, por que isso? Jörg olha para mim e diz: Escute, eu posso lhe dizer o porquê. Você não escreve frases completas, esquece períodos e vírgulas e parece que não está se incomodando. –
Show “Unlimited” – 30/10/2019

Assim como DG, que já afirmou em entrevista acreditar ser disléxico, muitas pessoas sentem algum tipo de dificuldade em seu relacionamento com as “letras” e por isso, acabam por deixá-las de lado. Ora, a leitura e escrita são processos complexos e as dificuldades podem ocorrer de maneiras diversas nas pessoas, principalmente nas portadoras de transtornos ou distúrbios da leitura e escrita, algo relativamente comum que nem sempre significa falta de inteligência e não é indicativo de futuras dificuldades acadêmicas e profissionais.

Na verdade, ter capacidade de ler, nos dias de hoje, não se resume em ser capaz de decodificar um texto, porque a leitura vai além daquilo que os olhos leem nas linhas escritas, uma vez que nas entrelinhas existe uma complementação fundamental ao texto grafado que precisa ser revelado e compreendido.

Assim, espera-se de um leitor a competência de executar uma gama de tarefas, começando por ser capaz de ler textos maiores, compreender, complementar as ideias expostas, expressar-se e escrever coerentemente.

Uma vez executadas essas tarefas, iremos percebendo que o acesso à leitura e à escrita é uma força, um poder individual, que pode ser definido como uma capacidade de compreender por que as coisas são como são... mas, além disso, que nos dá a capacidade de mudá-las e aí reside o verdadeiro poder da palavra!

Fontes: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/15285
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/dificuldades-na-leitura-producao-textual-uma-realidade-em-nossa-escola.htm
Imagem: Weber Zsolt
#davidgarrett #ler #escrever #dádiva #read #write #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário