“Quem ouve esta expressão logo pensa em uma roda de amigos sentados numa mesa tocando muitos instrumentos e comendo à vontade… Nada disso! Mas então o que é a “cozinha” de uma banda? A “cozinha” é o termo usado para se referir ao conjunto formado por bateria e contrabaixo.
A bateria é um instrumento percussivo composto de vários tambores e pratos, formado por mecanismos facilitadores. O baterista é conhecido como o pulso da banda e ele deve ter muita concentração, resistência muscular, ritmo e coordenação motora. O contrabaixo elétrico surgiu a partir do contrabaixo, instrumento tradicional de orquestras, um dos mais graves, pesado e de grande porte. A partir de algumas modificações, surgiu o que conhecemos como baixo, o instrumento que “fala grosso” na banda. Estas duas figuras importantes, quando em conjunto, são conhecidos como a “cozinha” de uma banda, pois são os instrumentos de fundo que formam a base das músicas.
Os formatos físicos das ondas sonoras emitidas pelos instrumentos percussivos graves e pelo contrabaixo acabam sendo mais “largos” e assim causam um maior preenchimento do espaço. Em uma banda, a bateria e o baixo fazem a base para o arranjo musical. E acabam sendo a linha para se escrever uma boa música, pois normalmente ditam a rítmica e dinâmica da música. Se a linha estiver torta toda música sai torta. Por exemplo, se o solista da banda estiver tocando afinado, dentro do planejado e ensaiado pela banda, mas o baixista errar uma nota… Fica feio para o solista também!
Uma boa “cozinha” pode garantir a “casa” inteira! É… ninguém imaginava, mas estes dois instrumentos fazem total diferença nas bandas por aí.”
Fonte: Belas Artes Joinville
https://belas.art.br/a-cozinha-da-musica/
Imagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10215298446481052&set=pb.1431752945.-2207520000&type=3
Nenhum comentário:
Postar um comentário