O gestual de DG ao tocar seu violino é encantador, quase hipnotizante. Seus longos dedos movem-se com destreza e velocidade sobre as cordas e o arco, desliza em idas e vindas, rodeios e volteios que por vezes nos parecem inacreditáveis.
Dentre os instrumentos mais comuns que utilizam o arco estão as cordas, como é caso do violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. O som é produzido pela ação de friccionar as cerdas de um arco sobre as cordas.
O arco é feito de madeira (especialmente de pau-brasil, árvore em extinção) e fios de crina de cavalo (ou de plástico tipo nylon), que são ajustados às duas extremidades da peça de madeira, longa e curva. A crina tem ajuste de tensão feito por um parafuso colocado no talão, extremidade que é segurada pela mão direita do músico. A crina deve ser afrouxada quando o arco não está sendo usado para preservar a flexibilidade da madeira.
A parte superior do arco chama-se "ponta"; sua utilização é análoga à da respiração para os cantores ou para os instrumentistas de sopro, visto que seu tamanho é limitado. Os movimentos e a articulação constituem a dicção dos sons e a articulação das células rítmicas e melódicas. As nuanças sonoras, o colorido e a dinâmica musical estão intimamente ligados à condução do arco e, no caso dos instrumentos de cordas, à precisão da sincronia entre os movimentos da mão esquerda e da mão direita, sendo necessário que o arco possua boa distribuição de massa que contribua não só com a translação do arco sobre a corda, mas também na mudança de cordas e nos demais movimentos envolvidos nas arcadas.
Nos últimos 50 anos os arcos para violinos sofreram um expressivo aumento de valor devido à escassez e encarecimento da matéria prima e à adoção da música clássica pelo mundo não europeu, criando uma grande demanda por arcos de boa qualidade. Note que os arcos não são construídos por luthiers, mas por arqueteiros, tratando-se de duas profissões claramente distintas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_(m%C3%BAsica)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400403
Imagem: David Garrett FB
Nenhum comentário:
Postar um comentário