A gravadora de DG oferece algumas opções para os fãs, em vinil, discos (LP) com uma qualidade de som inquestionável! Uma opção que exige um gosto singular pela qualidade excepcional que esta mídia oferece e também um certo conhecimento da área.
Muitos dizem que toca discos, vitrolas e eletrolas são sinônimos. Mas, não são! A palavra vitrola é derivada da marca Victrola da RCA Vitor, um dos primeiros aparelhos a substituírem os antigos gramofones. Com o passar dos anos, a palavra vitrola passou a ser sinônimo de um tipo de tocador de vinil que tinha tudo acoplado (caixas de som e controles) num único bloco.
Os toca discos são tocadores separados do restante da aparelhagem de som. Podem ser de três tipos: aqueles em que seus pratos (o local onde se coloca o disco) são movidos por um motor via uma correia – o chamado Belt-drive, e também o modelo mais vendido hoje em dia; os Idler-whee onde os pratos são movidos por uma polia entre o motor e o próprio e os Direct-drive onde o eixo do motor é o eixo do prato.
Alguns afirmam que os direct-drive são melhores, mas, há muito controvérsia nisso, pois os aparelhos belt-drives vendidos e fabricados hoje em dia apresentam uma evolução muito boa se comparado aos modelos antigos.
O que precisa ser levado em consideração ao comprar um toca discos ou uma vitrola é a qualidade sonora que este tocador irá apresentar. Para se verificar isso, deve se levar em conta o preço. Aparelhos muito baratos tendem a ser piores.
Quando for comprar um tocador de vinil tome muito cuidado com a variedade que existe no mercado hoje em dia. Alguns são muito bonitos, mas deixam a desejar na qualidade sonora, trazendo uma péssima experiência ao ato de ouvir um vinil.
Assim, fique atento ao comprar um toca disco: verifique se ele já vem pré-amplificado e se o aparelho ao qual você vai pluga-lo (seja um micro-system, um receiver ou um amplificador) tem entradas amplificadas para ele. E, não esqueça: uma parte vital dos toca discos e vitrola são as agulhas e as cápsulas fonocaptoras, instaladas na ponta do braço do toca-discos, com a função de extrair as informações sonoras gravadas nos discos de vinil.
Este é um bom começo para quem deseja se aventurar nesse universo!
Fonte: Universo do Vinil/tudo-sobre-discos-de-vinil
Nenhum comentário:
Postar um comentário