Na Alemanha de DG a árvore de maio decorada é erguida no dia 1º de maio. Ela é considerada um símbolo da fertilidade e da nova vida. Originária de rituais de fertilidade e carregada de simbologia é a Maibaum ou Árvore de Maio que preside a "dança maio adentro", com que se dá boas vindas ao mês benfazejo de primavera.
Eckehart Spengler, perito nos ritos de maio, explica que, na origem, as manifestações se dirigiam a Maia, deusa romana da fertilidade. Assim, entre a Páscoa e Pentecostes era uso saudar a primavera com cantos e instalar na praça central da vila a Árvore de Maio, representando a Árvore da Vida.
Não é de espantar que até hoje se cultivem, até mesmo nas grandes cidades, rituais ligados ao acasalamento, em parte com origens comprovadas na pré-história.
Derivado da Festa das Noivas de Maio, na Idade Média, persiste ainda o costume de depositar um galho decorado, tradicionalmente de bétula, diante da janela da amada: se ele florescer, este amor tem chances, se não... bem, no próximo ano, maio estará seguramente de volta!
Fonte: https://www.dw.com/pt-br/amor-e-bruxaria-as-festas-de-1%C2%BA-de-maio/a-509950
Nenhum comentário:
Postar um comentário