Influência musical dos anos 90, a banda Nirvana, liderada por Kurt Cobain, conquistou milhões de fãs ao redor do planeta e se tornou um grupo lendário aclamado pelo público até hoje. Dada sua grandiosidade, a banda reúne diversas estórias ao longo dos anos de atuação.
Apesar de sua influência e magnitude, o Nirvana teve uma curta carreira de sete anos. Foi uma chama muito intensa que se apagou rápido. Seu sucesso avassalador influenciou e continua a influenciar o trabalho de novas bandas.
O alcance do Nirvana chegou ao nível superior quando derrubou o Rei do Pop – Michel Jackson - do topo das paradas no início de 1992. Ao longo de sua carreira, o Nirvana se opôs vocalmente ao estilo dos anos 1980 e ao tipo de espetáculo pop que Jackson simbolizava e os gráficos provaram que a revolução estava se firmando.
Lançado em 1991, o segundo álbum de estúdio do Nirvana - Nervermind - continua sendo um dos mais emocionantes e essenciais da história da música. A rápida ascensão da banda combinada à fama de Kurt Cobain criou mitologias a cerca do álbum icônico, gravado ao longo de um ano pelo produtor Butch Vig, em Los Angeles. Com mais de 24 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Nevermind continua a sendo o favorito entre as gerações.
É deste álbum a música “Smells Like Teen Spirit” – uma dos espetaculares arranjos de DG. Um dia, Kurt Cobain e uma amiga estavam tendo uma pequena discussão sobre revolução juvenil, ficaram bêbados e a garota escreveu na parede “Kurt smells like Teen Spirit”. Inspirado por uma possível rebelião juvenil, Kurt Cobain escreveu a música. Mas a amiga só achava mesmo o cheiro dele parecido com o do desodorante Teen Spirit. Curiosamente, o título “Smells Like Teen Spirit” não é mencionado em nenhum trecho da letra da canção.
No clipe feito para a música, o Nirvana não tinha dinheiro suficiente para pagar figurantes, então o diretor foi a um show da banda para recrutar fãs. Trezentas pessoas concordaram em participar do clipe sem ganhar nada.
Fontes:
https://www.letras.com.br/nirvana/curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário