Ora, o mundo dá voltas e o solstício de verão/inverno é a prova disso! Esse evento marca o início do verão/inverno nos hemisférios norte e sul. Literalmente significa uma paradinha do Sol.
Esses dias correspondem aos com maior luminosidade no ano e com a menor duração da noite e vice-versa. Nem sempre acontecem precisamente na mesma data, podendo variar um dia para mais ou para menos. A data e o horário podem ser influenciados pelo movimento de rotação e, principalmente, de translação. No hemisfério norte o solstício acontece 20 de junho de 2024 às 22:50
Em Astronomia, o solstício é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude. Isso pode significar o ponto máximo que os raios solares penetram perpendicularmente a superfície em um dos hemisférios. As linhas imaginárias do Trópico de Capricórnio e de Câncer marcam esse limite imaginário em cada um dos hemisférios. Isso significa que, quando ocorre o solstício de verão, é como se o Sol estivesse exatamente parado sobre um dos trópicos. Ocorre duas vezes ao ano, uma vez em junho e outra em dezembro.
Muitas pessoas acreditam que o momento do solstício é um momento místico, com muita vida, muita vibração. Povos antigos tinham a crença de que a grande incidência de luz solar era capaz de promover mudanças energéticas nas pessoas, pela quantidade e potência do calor e da luz vinda do sol. É o início de uma nova estação, uma nova etapa.
A celebração no Reino Unido, costuma unir milhares de pessoas. A transmissão ocorrerá na página de Stonehenge no Facebook. O English Heritage, que administra o monumento, informou que fará um streaming tanto do por do sol do dia 20 de junho às 21h26 (sábado) quanto do nascer do sol do dia 21 de junho de 2020, às 4h52, horário de verão de Londres.
Fonte: https://descomplica.com.br/artigo/o-que-e-solsticio-de-verao/VWW/
Nenhum comentário:
Postar um comentário