O período musical entre 1750 e 1820 é conhecido como Classicismo. O séc.18 é conhecido por ser a Era do Iluminismo, pois, grandes mudanças políticas e sociais ocorridas na Europa conduziram a revoluções, progresso industrial e edificação de impérios. Surgiu uma classe média numerosa que se interessava por música e artes.
Por esta época as formas de música clássica, como sonatas, concertos e oratórios enraizaram-se. Os compositores da era do Classicismo visavam criar música que fosse elegante e perfeita. A estrutura das formas estava definida com clareza e as peças possuíam melodias agradáveis com harmonias acompanhantes seguindo uma progressão bem organizada de um compasso para outro.
Músicos e compositores tornaram-se membros remunerados das casas de nobres (patronos). Os compositores escreviam as partes para instrumentos específicos. Os patronos exigiam muitas peças musicais e os compositores além de criar música para seu patrono, escreviam também para o povo.
Na era do Classicismo foram instituídas formas música que seriam usadas até 1920. A forma Sonata, por exemplo, era uma estrutura para um andamento (secção) em três partes: exposição, desenvolvimento e recapitulação.
Alessandro Scarlatti, Domenico Scarlatti, Christoph von Gluck, Carl Phillippe Emanuel, Franz Joseph Hayden, Johann Christian Bach, Luigi Boccherino, Antonio Salieri, Muzio Clementi, Luigi Cherubini, Johann Nepomuk Hummel, Samuel Wesley, Jan Ladislav, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven são nomes consagrados desta época.
Fonte: Música para Crianças – Dorling Kindersley/Ed. Civilização - pág.46/47
Imagem DG: Unlimited/Queen Mary 2
Imagem partitura: Web sem crédito
#davidgarrett #clássico #classic #classissismo #historiadamusica #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário