1815-1910 – As composições emocionais e dramáticas dos compositores do Classicismo tardio, como Beethoven, inpiraram uma geração de compositores românticos. Para os Românticos a música tornou-se uma forma de expressar as suas emoções e ideias, inspiradas pela natureza, pela música e pela história de seus países, experimentando novas e rocas harmonias.
O início do séc.19 foi o começo de uma era de explorações, descobertas e novas ideias científicas, condunzindo à Revolução Industrial e à consolidação de impérios. Por volta do séc.19 o piano já desenvolvera o seu tom pleno e sublime tornando-se popular. Os instrumentos de sopro de metais tinham agora pistões, por isso podiam tocar uma maior variedade de músicas. O aperfeiçoamento dos instrumentos concedeu aos compositores românticos maior variedade de sons.
O compositor italiano Paganini (1782-1840) foi um violinista notável. Os seus solos provocadores, imaginativos e de intensa perícia inspiraram composirores românticos posteriores a usar o virtuosismo instrumental como forma de transmitir expressão à música, o que está em moda até hoje.
Louis Spohr (1782-1840), compositor e violinista alemão, influenciou muitos compositores românticos pelo modo como combinou as formas estruturais classicistas com harmonias sonoras expressivas e magníficas. Foi o primeira a usar uma batuta.
Franz Schubert (1797-1828) aos 17 anos compunha melodias intrépidas e emocionantes desligando-se do estilo classicista da época, compondo música emocional e imaginativa, típica do estilo romântico. Em sua curta vida compôs muitas peças musicais, a mais conhecida é sua canção artística alemã ou Lied, um poema posto em música, para um cantor e piano.
Carl Maria von Weber (1786-1826) assinalou o início da ópera romântica alemã, com sua “Der Freischüys” em 1921 e mostrou como a ópera podia basear-se em contos tradicionais nacionais e em melodias populares.
Também foram inspirados pelo drama e pela poesia Felix Mendelssohn, Fréderic Chopin, Robert Schumann, Anton Bruckner, Cpesar Auguste Franck, Franz List, Johannes Brahms, Georges Bizet, Richard Strauss, Hector Berlioz, Richard Wagner, Pyotr Ilych Tchaikovsky, O Grupo dos Cinco ( Alexander Borodin, Mili Balakirev, Modeste Mussorgsky, Cesar Cui, Nicolai Rimski-Korsakoc), Antonín Dvorák, Claude Debussy, entre outros.
Fonte: Música para Crianças – Dorling Kindersley/Ed. Civilização - pág.54/55
Imagem: Unlimited/Queen Mary2
#davidgarrett #romantismomusical #históriadamúsica #entrenotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário