Há muitos anos existe na produção musical a cultura de utilizar “sample” (trecho) de outras músicas. Direto e reto: “sample” nada mais é do que uma amostra de sons que são trechos (ou partes inteiras) de músicas já existentes, instrumentos de forma isolada ou até sons do “dia a dia”, como o trem passando nos trilhos, uma buzina ou a chuva no telhado. Essa ideia surgiu na década de 40, quando uma galera decidiu fazer músicas através de pequenas amostras de sons já gravados - o que, inicialmente, era chamado de “Musique Concrète“.
Com o surgimento da cultura hip-hop no final dos anos 70 e começo dos 80, os recortes musicais começaram a ganhar mais espaço entre os produtores e a prática não só se firmou como se tornou muito forte, provocando até mesmo polêmicas jurídicas mundo afora.
Um das obras mais “sampleadas” (take a sample) é “The Firebird” de Stravinsk, que estreou na Ópera de Páris, em 1910. A peça possui um efeito original chamado “Orchestra Hit” que pode ser encontrado em músicas famosas como "Dangerous", de Michael Jackson, "Beethoven (I Love to Listen To)", do Eurythmics e "When I Think Of You", da Janet Jackson. Muitas variações deste sample foram criados ao longo dos anos e o som marca presença até hoje em muitas melodias dos mais variados artistas como Bruno Mars, Britney Spears ou Backstreet Boys.
Usar o sample de outra obra em uma canção pode ser uma forma de homenagear o artista, de retomar um período na história da música ou simplesmente dar origem a uma nova batida. Na faixa “Whole Lotta Bond” do CD “Music” DG utiliza dois samples: “Whole Lotta Love” por Led Zeppelin (1969) e “James Bond Theme” de John Barry e Monty Norman (1962).
Ah.. James Brow é o artista mais “sampleado” da história da musica!
Fontes: https://kondzilla.com/m/explicando-em-detalhes-o-que-e-sample
https://www.redbull.com/br-pt/music/a-historia-do-sample-orchestra-hit
https://www.whosampled.com/David-Garrett/?sp=3
Imagem: Wunderweib
https://www.wunderweib.de/7-irrtuemer-ueber-david-garrett-23742.html?image=2
#davidgarrett #sample #trechomúsica #produçãomusical #entrenotas #musicprodution
Nenhum comentário:
Postar um comentário