Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Queen, sonoridade eclética!


A primeira banda que DG conheceu fora do mundo da música clássica foi Queen, um grupo britânico de rock, fundado em 1970 e ativo, sob sua formação clássica, até 1991. O conjunto, formado por Brian May (guitarra e vocais), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais) é frequentemente citado como um dos expoentes do seu estilo, também sendo um dos recordistas de vendas de discos a nível mundial. A música da banda também é conhecida por ser altamente eclética, variando entre várias vertentes do rock.

Os seus dois primeiros álbuns alcançaram pouco sucesso, até que ganhou popularidade internacional por meio de “Sheer Heart Attack” (1974) e, principalmente, por “A Night at the Opera” (1975), cujos singles "Bohemian Rhapsody" e "You're My Best Friend" alcançaram bons desempenhos. Mais tarde, a popularidade do quarteto estendeubem como com "Crazy Little Thing Called Love" e "Another One Bites the Dust", de The Game, lançado em 1980.

Durante a década de 1980, o Queen passou a adotar sintetizadores nas suas músicas, e apesar de alguns sucessos como "Under Pressure", a banda recebeu fortes críticas da mídia especializada, perdeu grande parte de sua popularidade em território norte-americano, e passou por crises internas. Em meio às críticas, a banda ainda lançou sucessos: O álbum The Works (1984) conteve os singles "Radio Ga Ga" e "I Want to Break Free", que alcançaram notoriedade no Reino Unido e em países da América do Sul, como o Brasil e Argentina. Em 1985, o conjunto realizou uma das suas performances mais memoráveis no evento Live Aid, e em 1986 a última turnê.

Em 1987, o vocalista Freddie Mercury contraiu o vírus do HIV. Com isso, a banda continuou produzindo trabalhos que se tornaram os últimos registros em vida de seu cantor. The Miracle (1989) e Innuendo (1991) foram melhor recebidos que os anteriores, e também ganharam avaliações mais positivas após a morte de Freddie. Brian, Roger e John trabalharam em algumas faixas arquivadas durante dois anos e, com isso, foi lançado o último trabalho inédito do quarteto, Made in Heaven (1995).

Entre 1983-1987 a banda passou por crises e polêmicas, quase todos os integrantes do Queen se concentraram em projetos paralelos. A má situação do Queen perante a imprensa e público começou a mudar quando Bob Geldof convidou-os a participar de um evento beneficente chamado Live Aid. Mesmo com alguns impasses, aceitaram o desafio. Concentrados em apresentar os melhores hits, em seus vinte minutos de apresentação tocaram "Bohemian Rhapsody", "Radio Ga Ga", "Hammer to Fall", "Crazy Little Thing Called Love", "We Will Rock You", "We Are the Champions" e "Is this World We Created?". A apresentação foi considerada a mais memorável de todo o evento que apresentou participantes simplesmente lendários e melhorou a imagem da banda, renovando seu ânimo.

Queen vendeu mais de trezentos milhões de discos ao redor do mundo, tendo lançado quinze álbuns inéditos, várias coletâneas e trabalhos em vídeo. O grupo foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2001 e todos os seus integrantes foram introduzidos ao Songwriters Hall of Fame em 2003. Além disso, ganhou uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood em 2005 e é apontado como influência para vários artistas do cenário rock e pop, bem como foi tema do musical We Will Rock You e do filme Bohemian Rhapsody, de 2018. O Queen foi um dos conjuntos de rock mais influentes e bem-sucedidos comercialmente do mundo.

Fonte: Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Queen
Imagens: Web sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário