Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Três razões para não perder David Garrett!


Vale ler e reler

"Há três razões que tornam o concerto de David Garrett no dia 27 de agosto na Roccelletta di Borgia, no Parque Arqueológico de Scolacium, como parte do Festival Armonie d'Arte dirigido por Chiara Giordano, absolutamente imperdível. Quem explica, como músico e diretor artístico do Festival, que já vai na sua 17ª edição, é o próprio Giordano, em uma entrevista cheia de ideias e curiosidades que revela em três respostas por que não seremos mais os mesmos depois do show de Garrett no Scolacium.

Diretor Giordano, qual é, na sua opinião, a principal razão pela qual a chegada de Garrett ao Scolacium é uma data imperdível?

David Garrett é uma estrela brilhante da música internacional, que se destaca num firmamento de eventos mais ou menos brilhantes. A primeira razão, diria eu, está sem dúvida ligada à beleza, palavra hoje muito abusada e na realidade pouco perseguida, mas num sentido muito caro ao nosso Festival que fez da cultura da beleza a sua razão de ser. ser. E Garrett incorpora o que chamamos de valor ético, e não apenas estético, da beleza. De fato, numa época que vive de imagens e de uma comunicação visual forte e impactante, na qual é fácil se deixar encantar pelas sereias da aparência e do espetáculo fácil, um artista como Garrett ensina com sua vida que a beleza é autêntica e tem um valor profundo e salvífico, não só para si mesmo, mas para a comunidade, somente quando visa o bem. Foi assim que ele, desde muito jovem, pretendeu usar, por exemplo, a sua paixão pela música, pagando, como costuma dizer de si mesmo, as suas aulas de violino em momentos de pobreza, trabalhando mesmo como modelo de moda. Este é um fato bonito, quase fofoca e fofoca, que gostamos de ler e relatar a vocês de uma forma mais ampla: David pega pela mão de muitos jovens, homens e mulheres, que o seguem em todos os cantos do mundo para seu sucesso. , e ele os leva a todos para festejar com seu virtuosismo inaudito, que de fato espanta até os especialistas, fazendo-os apreciar o repertório clássico de alta tecnicidade e valor musical intrínseco e tornando-se um modelo, mas não tanto por sua beleza externa, mas pela arte sublime que é expressa com sabedoria surpreendente e engenhosidade criativa. Garrett, em suma, tem o mérito extraordinário de ter criado uma ponte entre diferentes mundos musicais graças à sua extrema versatilidade artística carismática e assim o público é literalmente capturado e projetado em uma dimensão musical avassaladora que não tem mais barreiras entre gêneros e linguagens. Nenhum outro artista no mundo hoje é capaz disso e em tal nível artístico e instrumental. Um homem beijado por Deus ou pelo destino que representa um exemplo do que e como a humanidade é capaz de expressar através da imaterialidade da inteligência, da alma, das habilidades, da criatividade. A dele é uma experiência total de beleza artística!

Vamos ao segundo motivo para não perder Garrett no Scolacium, que você, como músico, além de diretor artístico, pode nos apontar do seu ponto de vista privilegiado que não deixa passar nenhuma nota técnica importante...

Também respondo aqui começando com uma nota de cor, e terei prazer em lembrar aos leitores, além do fato de Garrett ter sido conduzido por Mestres extraordinários como Zubin Mehta (outro grande convidado do nosso Festival no passado e, em todos os probabilidade, também no futuro) e Daniel Barenboim, também a boa notícia que David Garrett dá como o músico que interpretou “Flight of the Bumblebee” no menor tempo (um minuto e seis segundos), levando para casa um Recorde Mundial do Guinness. E quando é o arco que corre nas cordas de um Stradivarius, eu diria que falar de velocidade é redutor, talvez seja melhor dizer técnica extraordinária do instrumento. E sua performance surpreenderá justamente pelo som potente e penetrante de seu violino, aliado ao fraseado musical sempre intenso e explícito o suficiente para atingir a todos, e depois ao virtuosismo instrumental acrobático surpreendente que impressiona pela precisão, rapidez e inventividade. Em suas performances encontramos toda a sabedoria do músico clássico, a exuberância de um intérprete de rock, mas não o fascínio das melodias populares ou cinematográficas. E acima de tudo seu sorriso deslumbrante, que com certo exagero alegre, foi definido como “brilhante como o sol”. No Scolacium, como acontece frequentemente no mundo todo, ele tocará em duo com Julien Quentin, músico e pianista de alto nível, com um currículo importante e que já se apresentou nas mais prestigiosas salas e contextos internacionais. O programa inclui um repertório amplo e variado, que vai desde peças puramente clássicas como a sonata de Cesar Frank para violino e piano, até peças brilhantes e populares como Ciarda de Monti, e no final do concerto não faltarão temas de filmes e peças crossover. E na noite de domingo, graças também ao Scolacium, tudo isso será uma magia emocionante!

E chegamos a esta declaração final dele sobre a terceira razão pela qual não seremos os mesmos depois de termos ouvido Garrett no Parque Arqueológico de Scolacium?

O show de David Garrett no Scolacium é a única data atualmente agendada na Itália. E assim o público terá uma oportunidade única de apreciar uma performance tão original e fenomenal, bem como, por último, mas não menos importante, de fazer parte de um processo que vê a Calábria presente, mais uma vez graças ao Festival Armonie d'Arte, no circuitos de eventos artísticos e culturais internacionais de alto nível. O Parque do Scolacium, que se tornou a casa do Festival nos últimos anos, recordemos, é uma antiga cidade romana, que funda as suas raízes num povoado pré-existente da Magna Grécia, e talvez até pré-helênico, no qual um poderoso ruína de uma igreja é enxertada. Abadia normanda. Uma estratificação da História e de histórias de imenso valor cultural para a humanidade, que na música,meio capaz de superar o tempo e as distâncias, muros e barreiras, encontra sua expressão máxima. Por isso, acredito que a terceira razão só pode estar ligada à extraordinária oportunidade de termos um intérprete tão aclamado e brilhante da cena musical mundial, num lugar tão extraordinário do nosso Sul, da nossa terra. Temos orgulho de sediar este evento e queremos compartilhá-lo com aqueles que, como nós, se preocupam com a cultura da beleza e o amor por estes lugares, porque a memória merece ser celebrada e enaltecida aos olhos do mundo, antes de tudo. sozinhos: aqui está porque ninguém que se importa com a Calábria pode perder esta data memorável."

https://www.weboggi.it/Spettacolo/ecco-tre-motivi-per-non-perdere-david-garrett-ad-armonie-darte-festival/?fbclid=IwAR2UJB1k9OVQ89jBak6zJVOrWHEE57pcMHogANkfLcUxXTCvEsl84hFC-ns

Nenhum comentário:

Postar um comentário