A magia de David Garrett ao violino é inegável, mas você já parou para pensar: como um instrumento acústico consegue ter aquele som poderoso que chega até a última fila de uma arena? A resposta está em uma tecnologia discreta, mas super inteligente.
O violino de David Garrett não está só "soltando" o som; ele está sendo cuidadosamente microfonado. Microfones minúsculos e de altíssima qualidade são posicionados perto das cordas e dos "efes" (os buraquinhos do violino). Eles capturam a vibração natural da madeira e do ar, e essa captação é enviada para a mesa de som. Lá, o técnico faz o tratamento e envia o som amplificado para os alto-falantes do show. É por isso que o som fica tão limpo, potente e cheio!
E o que é aquela caixinha preta que ele sempre carrega no bolso ou presa na cintura? Aquilo é o transmissor sem fio. Como ele se movimenta muito no palco, o cabo seria um problema. Então, o som do violino, captado pelos microfones, é enviado do violino para essa caixinha, que transmite o sinal via rádio para o sistema principal de som do show. É tipo um Wi-Fi musical, garantindo a ele total liberdade para correr pelo palco sem ter que tropeçar em cabos.
Por último, tem o microfone no ouvido! Tecnicamente, não é um microfone, mas sim um fone de ouvido especial, conhecido como "In-Ear Monitor". Sabe quando você não ouve direito a sua própria voz? No palco, o som é tão alto e bagunçado que o músico mal consegue se ouvir e pode desafinar. O In-Ear permite que ele escute exatamente o som do seu violino, da banda e do clique (marcação rítmica), com o volume perfeito. É o guia de áudio dele, essencial para que a performance seja sempre impecável.
Imagem: Jörg Kollenbroich
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10222116712453440&set=pb.1431752945.-2207520000&type=3
#davidgarrett #violinoacústico #acusticviolin #entrenotas

Nenhum comentário:
Postar um comentário