Ouvir 𝗗𝗮𝘃𝗶𝗱 𝗚𝗮𝗿𝗿𝗲𝘁𝘁 (𝗗𝗚) interpretar em seu violino canções de Natal é como sentir uma brisa fresca na alma! A música foi uma das primeiras características da temporada de Natal e de suas celebrações.
As origens dessa tradição são complexas e disputadas, mas acredita-se que a melodia associada ao Natal tenha suas raízes na Roma do século IV. No século XIII, sob a influência de Francisco de Assis, a tradição de canções populares de Natal em línguas nativas regionais se desenvolveu. As canções de Natal na língua inglesa aparecem pela primeira vez em um trabalho de 1426 de John Awdlay, um capelão inglês, que lista vinte e cinco "carols".
Hoje, a música de Natal compreende uma variedade de gêneros musicais executados ou ouvidos regularmente na época festiva. Ela pode ser puramente instrumental ou pode empregar letras cujo tema varia desde o Natal de Jesus Cristo, passando por presentes e folia, até figuras culturais como o Papai Noel, entre outros tópicos. Muitas canções têm simplesmente um tema de inverno e foram adotadas no cânone por outros motivos.
Embora a maioria das canções anteriores a 1930 fossem de caráter religioso tradicional, a era da 𝗚𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗗𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝟭𝟵𝟯𝟬 trouxe uma torrente de canções de origem americana. A maioria delas não se referia explicitamente à natureza cristã do feriado, mas sim ao tradicional e secular tema e costumes ocidentais associados ao Natal.
Essa evolução para o secular abriu caminho para artistas visionários como 𝗗𝗚, que consegue transitar entre o clássico e o rock com maestria inigualável, trazendo um toque de modernidade e virtuosismo às melodias natalinas!
Essas canções seculares incluíam faixas destinadas a crianças, como "Santa Claus Is Comin' to Town" e "Rudolph the Red-Nosed Reindeer", bem como baladas sentimentais interpretadas por cantores famosos da época, como "Have Yourself a Merry Little Christmas" e "White Christmas". Esta última continua a ser o single mais vendido de todos os tempos.
As apresentações de música natalina em concertos públicos, em igrejas, em shoppings, nas ruas da cidade e em reuniões privadas são parte integrante do feriado de Natal em muitas culturas em todo o mundo. As estações de rádio costumam ser convertidas para um formato de música de Natal 24 horas por dia, sete dias por semana, antes do feriado, começando às vezes logo no dia seguinte ao Halloween — como parte de um fenômeno conhecido como "Christmas creep".
Cantar canções festivas, andar de mãos dadas, comer guloseimas — tudo tem uma história que envolve o Natal, e não há nada melhor para evocar o 𝗲𝘀𝗽𝗶́𝗿𝗶𝘁𝗼 𝗻𝗮𝘁𝗮𝗹𝗶𝗻𝗼 do que as tão queridas canções de Natal!
E qual é a sua favorita para ouvir na versão do David Garrett? 

Imagem: Hendrik Schmidt

Nenhum comentário:
Postar um comentário