Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

David Garrett e o Domínio Público


Você já se perguntou por que DG pode criar arranjos incríveis para músicas de Beethoven ou Paganini e transformá-las em sucessos do Rock e Pop? A resposta está no 𝗗𝗼𝗺𝗶́𝗻𝗶𝗼 𝗣𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼! 🎶

𝗢 𝗾𝘂𝗲 𝗶𝘀𝘀𝗼 𝘀𝗶𝗴𝗻𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮? Grande parte dos compositores clássicos tem sua obra em domínio público. Isso significa que elas podem ser utilizadas livremente, sem o pagamento de royalties.

𝗨𝗺 𝗽𝗼𝘂𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗵𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 📜 Embora o termo tenha surgido em meados do século XVIII, o conceito vem do antigo Direito Romano. A expressão "cair no domínio público" popularizou-se na França, no século XIX, para descrever o fim do prazo de proteção dos direitos autorais.

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗳𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮? O domínio público é uma condição jurídica em que a obra deixa de ser uma propriedade exclusiva do autor (ou de seus herdeiros) e passa a pertencer a todos. Do ponto de vista econômico, uma obra nessa condição é 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗲 𝗲 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗮.

𝗔𝘀 𝗿𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗷𝗼𝗴𝗼 ⚖️ Nos países que seguem a Convenção de Berna, uma obra entra em domínio público, via de regra, 𝟳𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗮𝗽𝗼́𝘀 𝗼 𝗳𝗮𝗹𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿 (contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte).

⚠️ 𝗔𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼: Esse prazo vale para os direitos patrimoniais (dinheiro). Já os 𝗱𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗺𝗼𝗿𝗮𝗶𝘀 são eternos! Isso significa que, independentemente da obra ser pública, o nome do autor original 𝗱𝗲𝘃𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝘀𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗰𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼.

Além do tempo, uma obra também se torna pública se o autor não deixar herdeiros ou se ele for desconhecido.

✨ Agora que você já sabe disso, conte para nós: qual obra clássica que já está em domínio público você acha que ficou perfeita na versão "Crossover" do David? 👇

Imagem sem crédito

#davidgarrett #musica #musicaerudita #violino #violinista #dominiopublico #curiosidadesmusicais #compositoresclássicos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário