DG é um músico virtuoso e em sua longa carreira, já tocou com todos os tipos de orquestras que existem. Mas o que é uma orquestra?
Uma orquestra é um grupo de músicos que interpretam obras musicais com vários instrumentos e pode ter diversas composições. Em geral, compreende quatro grupos de instrumentos:
- Cordas (que incluem violinos, violoncelos, violas, contrabaixos, arpas e pianos),
- Madeiras (flautas, flautins, oboés, clarinetes, fagotes, contrafagotes e cornes-ingleses),
- Metais (trombones, trompetes, trompas e tubas)
- Instrumentos de Percussão (tímpanos, pratos, entre outros).
Os principais tipos de orquestras são:
Orquestra Sinfônica: cerca de 80 elementos, podendo chegar a 100, composta por cordas, madeiras, metais e percussão, mantida pelo poder público.
Orquestra Filarmônica: cerca de 80 elementos, composta por cordas, madeiras, metais e percurssão, mantida por órgãos privados, sem fins lucrativos.
Orquestra de Câmara: versão reduzida das anteriores, entre 8 e 20 elementos, podendo chegar até 45, focados em um tipo de instrumento; se for um violino, os outros instrumentos também serão parte do conjunto de cordas.
Orquestra de Cordas: apenas instrumentos de cordas, violino, viola, violoncelo, e contrabaixo, sem um número específico de integrantes.
Orquestra de Teatro: tamanho médio, usada para musicais etc.
Banda Sinfônica: (aproximadamente 50 elementos, composta por metais, madeiras, percussão, com participação de contrabaixos e um piano, uma formação nova, com repertório moderno e composições que enfocam nos instrumentos de sopro.
É bom lembrar que hoje, as orquestras se dedicam tanto a música erudita, quanto à música pop.
Fonte: Concertos Astra-Finamax
Imagem: Frame vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário