Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy, conhecido como Felix Mendelssohn (Hamburgo, 3/2/1809 - Leipzig, 4/11/1847), foi um compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico.
Mendelssohn foi considerado uma criança prodígio, assim com DG e recebeu educação esmerada. Além de piano e composição, estudou literatura e arte, dominando a expressão literária com a mesma facilidade com que dominou a música.
Mendelssohn começou a ter lições de piano com sua mãe aos seis anos e a participar de concertos aos nove anos. Alcançou grande popularidade como compositor e regente. Esteve várias vezes no Reino Unido e viajou pela Alemanha, Áustria, Itália e Suíça. Em 1835 assumiu a direção da famosa orquestra do Gewandhaus, em Leipzig e fundou, em 1843, o conservatório da cidade, onde ele e Schumann ensinaram composição.
Mendelssohn é um compositor eclético, embora de linguagem muito pessoal. Inspirado por sentimentos românticos, ele criou obras de alta qualidade formal, fiel ao classicismo vienense. Algumas das suas mais conhecidas obras são: Suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, cerca de 100 Lieder e os oratórios São Paulo e Elijah entre outros.
Uma paixão não correspondida pela soprano sueca Jenny Lind pode ter contribuído para a morte de Felix prematura de Mendelssohn. Essa é a tese levantada por uma jornalista do The Independent, Jessica Duchen.
Interessante notar que a trajetória de vida dos grandes gênios da música incluindo DG, são sempre semelhantes, começando muito cedo, com educação rígida ou refinada, com a demonstração de um talento prodigioso! !
Como um grande compositor, naturalmente Mendelssohn é parte integrante do repertório de DG!
Nenhum comentário:
Postar um comentário