DG aprendeu logo cedo, em suas aulas de música clássica, que a composição musical especialmente composta para orquestras é formada por mais de um movimento e conhecida como Sinfonia.
Embora o normal seja uma Sinfonia dividida em quatro movimentos, existem algumas que possuem outras quantidades, que diferenciam a estrutura e o tempo.
Vale destacar que as Sinfonias também podem ser interpretadas por diversos tipos de orquestras, desde as compostas por poucos integrantes (doze) ou por outras que contam com um grande número de músicos (cem).
Sem dúvida, o conceito Sinfonia está associado à obra de renomados músicos clássicos como Mozart e Beethoven, entre alguns dos mais ilustres. Inclusive, este tipo de composição se tornou bem popular graças a esses músicos, sem contar com o sucesso que conquistaram. Por exemplo, a Quinta e a Nona Sinfonia de Beethovem são das mais valorizadas da história.
Claro que com o tempo este tipo de composição foi crescendo cada vez mais devido a sua importância e difusão para outras gerações de músicos que continuaram compondo e interpretando grandes Sinfonias que a história da música nos deixou.
Mas também é legal lembrar que Sinfonia é sinônimo de harmonia no uso coloquial diário, designando a combinação harmônica de vários elementos ou componentes. Então, quando existe uma harmonia de cores ou de qualquer outra questão, podemos nos referir a isso em termos de Sinfonia.
Fonte: Que Conceito
Imagem original: Pinterest sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário