DG é um expert em Teoria Musical, os clássicos são sua raiz, sua força motriz e quem o acompanha precisa entender um pouco da sua linguagem.
Para se conhecer os principais gêneros musicais clássicos, é necessário que você saiba o que é uma obra. Uma obra é simplesmente um conjunto de movimentos, ou seja, um conjunto de músicas.
Diferente da atualidade, onde cada música é composta sem ligação com nenhuma outra, na música clássica o compositor compõe um conjunto de movimentos que posteriormente farão parte de uma obra. Por exemplo, uma sinfonia é, normalmente, composta por quatro músicas. Já um concerto, geralmente divide-se em três partes.
Cada movimento geralmente tem o nome conforme a sua velocidade, desde o mais rápido até a música mais lenta: Prestíssimo; Presto; Allegro; Allegretto; Andante; Andantino; Adagio; Larghetto; Largo.
Assim chegamos aos principais gêneros musicais da música erudita: Abertura; Cantata; Divertimento; Lied; Moteto; Música de Câmara; Ópera; Opereta; Oratório; Serenata; Sinfonia; Sonata; Stabat Mater; Suíte; Tocata.
Um conselho que DG certamente nos daria: “Ao ouvir música clássica, procure sempre ouvir a obra completa; não se limite à um movimento que seja mais famoso ou que goste mais; ouvir parte de uma obra é como ler apenas um capítulo de um livro...”
Fonte:
http://classicos.mus.br/generos.htm
Imagem: Pinterest sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário