Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 19 de março de 2019

Gêneros Eruditos

DG é um expert em Teoria Musical, os clássicos são sua raiz, sua força motriz e quem o acompanha precisa entender um pouco da sua linguagem.

Para se conhecer os principais gêneros musicais clássicos, é necessário que você saiba o que é uma obra. Uma obra é simplesmente um conjunto de movimentos, ou seja, um conjunto de músicas.

Diferente da atualidade, onde cada música é composta sem ligação com nenhuma outra, na música clássica o compositor compõe um conjunto de movimentos que posteriormente farão parte de uma obra. Por exemplo, uma sinfonia é, normalmente, composta por quatro músicas. Já um concerto, geralmente divide-se em três partes.

Cada movimento geralmente tem o nome conforme a sua velocidade, desde o mais rápido até a música mais lenta: Prestíssimo; Presto; Allegro; Allegretto; Andante; Andantino; Adagio; Larghetto; Largo.

Assim chegamos aos principais gêneros musicais da música erudita: Abertura; Cantata; Divertimento; Lied; Moteto; Música de Câmara; Ópera; Opereta; Oratório; Serenata; Sinfonia; Sonata; Stabat Mater; Suíte; Tocata. Um conselho que DG certamente nos daria: “Ao ouvir música clássica, procure sempre ouvir a obra completa; não se limite à um movimento que seja mais famoso ou que goste mais; ouvir parte de uma obra é como ler apenas um capítulo de um livro...”

Fonte: http://classicos.mus.br/generos.htm
Imagem: Pinterest sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário