O Carnaval é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tão celebrado no Brasil que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional e hoje é um evento espetacular, televisionado para todo o mundo, que atrai milhões de visitantes. As apresentações são luxuosas e a infraestrutura impecável. Mas a festa ainda guarda em sua tradição uma série de elementos que nasceram há centenas de anos nos campos da África e nas ruas da Itália. Embora o Carnaval não seja uma exclusividade brasileira, é tão arraigado aqui, que no resto do mundo, imagina-se que nenhum povo entende tanto de carnaval quanto o brasileiro.
Em São Paulo, a principal celebração acontece no Sambódromo do Anhembi; escolas de samba originadas de clubes de futebol são uma característica das comemorações. As celebrações da Bahia incluem um tipo diferente de música com ritmos como samba, reggae e axé que são o foco do show. Em Pernambuco, as suas principais cidades, Recife e Olinda, explodem em comemorações; os principais ritmos são o maracatu e o frevo, uma dança eletrizante com influências acrobáticas. Em Minas Gerais, as cidades de Ouro Preto, Mariana e Diamantina, geralmente, atraem multidões de estudantes para os tambores e as fanfarras. Florianópolis e Camboriú em Santa Catarina, Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, têm menores escolas de samba e blocos e dão maior prioridade aos bailes que às danças de rua.
Mas, é no Rio de Janeiro, que acontece a mais espetacular festa de Carnaval do planeta! Esta grande festa popular que une estilo, alegria, samba e cores exibe todos os anos, beleza, luxo e muita criatividade na passarela oficial das escolas de samba, o “Sambódromo”, desenhado por Oscar Niemeyer.
Dentro do desfile de Carnaval existem posições de destaque, mas poucas podem se comparar a da porta-bandeira e mestre sala, que tem como função ostentar e proteger a bandeira, o símbolo máximo de uma escola de samba, esbanjando elegância e simpatia
Fonte: Camarote Carnaval
Imagem porta bandeira: Revista Carnaval/A.Pinto - Raphaela Caboclo/Império Serrano
Imagem DG: Cropi/Srdjan Vrancic
Nenhum comentário:
Postar um comentário