Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Rachmaninoff, 146 anos hoje!


Concerto nr 2, Variation 18 (Rhapsody on a Theme of Paganini, Op 43), Vocalise são algumas das composições que DG já interpretou do músico Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич Рахманинов - Semyonovo, 1/4/1873 — Beverly Hills, 28/3/1943), compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música erudita ocidental. "Sergei Rachmaninoff" foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade de sua vida. O estilo de Rachmaninoff é fundamentalmente russo: sua música mostra a influência do ídolo de sua juventude, Tchaikovsky; entretanto, sua linguagem harmônica se expandiu por sobre e além de Tchaikovsky.

Rachmaninoff é considerado um dos pianistas mais influentes do Século XX. Seus trejeitos técnicos e rítmicos são lendários e suas mãos largas eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros). Ele também possuía a habilidade de executar composições complexas à primeira audição.

Sua reputação como compositor gera controvérsia desde sua morte, mas seus trabalhos tornaram-se parte de um repertório padrão e sua popularidade tanto entre músicos quanto entre ouvintes vem crescendo desde a segunda metade do Século XX, com algumas de suas sinfonias e trabalhos orquestrais, canções e músicas de coral sendo reconhecidas como obras-primas ao lado dos trabalhos para piano, mais populares.

Suas composições incluem, dentre várias: quatro concertos para piano; a famosa Rapsódia sobre um tema de Paganini (trilha sonora do filme “Somewhere in Time”-1980); três sinfonias; duas sonatas para piano; três óperas; uma sinfonia para coral (The Bells baseado no poema de Edgar Allan Poe); vinte e quatro prelúdios (incluindo o famoso Prelúdio em Dó Sustenido Menor); dezessete estudos; muitas canções, sendo as mais famosas a V molchanyi nochi taynoi (No Silêncio da Noite), Lilacs e a sem-letra Vocalise; e o último de seus trabalhos, as Danças Sinfônicas. A maioria de suas peças é carregada de melancolia, um estilo romântico tardio lembrando Tchaikovsky, embora apareçam fortes influências de Chopin e Liszt.

Curiosamente, na Alemanha produziu-se uma vodca chamada "Rachmaninoff", em homenagem ao compositor, que hoje estaria completando 146 anos.

Fonte: Wikipedia
Imagem Rachmaninoff
Imagem DG

Nenhum comentário:

Postar um comentário