Midnight Waltz, de Franck van der Heidjen, é uma belíssima música; a valsa ostenta uma melodia harmoniosa que invade nosso coração, penetra em nossa alma e nos encanta com seu chamamento denso, dançante e convidativo. Uma pequena joia na qual a arte de combinar diferentes sons para que soem agradáveis quando juntos, foi cumprida à risca. Isto se chama Harmonia.
Musicalmente falando, a harmonia é o estudo da combinação de sons e a relação dos intervalos que existe entre eles. Então dependendo de como as notas musicais são misturadas, a sonoridade dessa combinação pode expressar sensações e emoções como felicidade, tristeza, medo etc.
O estudo da harmonia é importante para aprender como montar os acordes, como combiná-los durante o acompanhamento e principalmente como usá-los para transmitir as ideias e emoções. Por esta razão a harmonia é uma das principais responsáveis por despertar emoções no ouvinte. Músicas de filmes de suspense que prendem o espectador na tela, ou aquela canção que traz lembranças; pode ter certeza que a harmonia é a responsável por isso. Ela é o pilar principal para compor a base de uma melodia e desta forma possibilita ao músico variar entre diferentes sonoridades.
Resumindo, a harmonia se baseia em notas que são tocadas ao mesmo tempo e o comportamento dessa interação. Simples assim!
Fonte: https://planetamusica.net/entenda-o-que-e-harmonia-melodia-e-ritmo/
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário