Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

"Me falta tempo, não ideias!"

Quatro anos atrás, em Praga, ele apareceu em um concerto convidado da Orquestra Filarmônica Checa. Outubro trará o violinista alemão David Garrett novamente para a cidade. 

Você estará em turnê novamente em setembro. Como você passa o verão? 

DG: Foi precedido por um longo e bastante exaustivo passeio na Alemanha, Suíça e Áustria. Eu passo o verão relaxando, quase não trabalhando, embora, claro, eu ainda pratique. No entanto, em setembro eu gostaria de entrar em turnê descansado e em forma, como estar em um feriado. Passei algum tempo na Espanha e passei tempo suficiente em casa em Berlim. Eu só gosto da vida, trarei a energia e entusiasmo para outra turnê.

Quais foram os concertos para você na turnê Unlimited, com o qual você chega na República Tcheca? 

DG: Eu gostei. Com este programa fomos para o mundo pela primeira vez e as reações foram fantásticas, pareceu-me que todos realmente desfrutaram do conerto. Nós mudamos todos os aspectos do show, melhoraram os arranjos, projeção de vídeo, luzes e todo o programa. O resultado me agradou, eu apreciei todas as noites. Mal posso esperar para ir a outros países. 

Muitas vezes você fala sobre o esforço constante para mover seus concertos para o próximo nível. Como isso afeta o programa atual? 

DG: A música é uma prioridade para mim, então a primeira coisa que vem à mente é o conceito musical do concerto. Acho que ele é muito bem-sucedido. Há composições mágicas que se comunicam com excelência. Eles são conectados pelas intersecções, que foram especialmente compostas para este passeio. Eu combinei músicas clássicas, pop e rock desta vez e o resultado é um programa que é divertido e cheio de emoções. Além disso, temos feito muito trabalho em projeções de vídeo que complementam o show. Um ano atrás, fui abordado por uma grande empresa com a qual criamos vídeos incríveis que suportam a música. Eles são baseados no que eu sonho quando eu toco canções ou ao ouvi-las. O aspecto forte da turnê é ligar música e efeitos visuais. 

O concerto tem lugar em grandes arenas esportivas. Quando você começou a tocar nelas? 

DG: Há muitos anos. Mas nos últimos seis anos começamos a ir mais para países fora da Alemanha, Suíça e Áustria. Fomos a outros países europeus, EUA e América do Sul. E quando chegamos pela primeira vez, logicamente começamos novamente em salões menores e nas arenas estávamos apenas gradualmente trabalhando. As capacidades ainda são diferentes em diferentes países, mas eu não tenho muito a ver com isso. Não é importante para mim se eu tocar para duas ou 10 mil pessoas. O importante é que meus amigos tocam no palco, eu me divirto e cada indivíduo na plateia está se divertindo. Claro, é bom quando muitas pessoas vêm, mas a minha satisfação não aumenta. Depende de produzir um bom show e o público estar feliz. 

E se a atmosfera é um salão completamente diferente? Digamos que uma arena esportiva versus Rudolfinum, onde você jogou em 2015 com a Orquestra Filarmônica Tcheca no Festival de Praga de Dvořák. 

DG: Não há diferença para mim. No final, todos os dias são basicamente o mesmo, eu acredito que os meus colegas músicos iraõ confirmar para mim. De manhã, eu me aqueço com várias escalas;então você vai para Bach ou Paganini para se certificar de que você tem uma boa técnica. Depois você vai para passagens pesadas do que você vai tocar na noite. Eu sou assim para tocar BRAHMS ou crossover. Na verdade, as transições entre as canções que tenho para os meus concertos são tão desafiadoras como a música clássica. E no palco, eu me concentro no desempenho. 

Lembras-te daquele concerto em Praga? 

DG: Lembro-me muito bem, entre outras coisas, porque passamos muito tempo em Praga. Além do concerto, lembro-me de um jantar particularmente delicioso. Além disso, eu vi um belo violino no Museu e a partir desse momento, eu imploro ao meu gerente para comprá-lo. Na próxima visita a Praga, gostaria de brincar com eles. A turnê atual é uma celebração do que você tocou na última década. 

Qual foi o narco que começou esta era? 

DG: Minha primeira turnê com a banda e orquestra. Foi o começo de algo extraordinário, bela jornada musical e pessoal. Sou grato por ter experimentado e ter tido a oportunidade de gravar apenas o que desejei. Dez álbuns foram criados durante esses dez anos, e eu me sinto como um enorme privilegiado, que tem liberdade em sua criação, sejam clássicos, crossover, ou composições originais. Eu queria comemorar com meus fãs e músicos que também são meus amigos. 

Dois anos atrás, você começou a tocar violino elétrico em concertos. Você os trata com a mesma paixão que os clássicos? 

DG: Eu gostaria de explicar. Eles me permitem tocar algumas canções e tocá-las ainda melhor do que eu poderia fazer em uma ferramenta clássica. Mas é importante saber que as ferramentas clássicas têm todas as cores e sombras. Eles oferecem infinitas possibilidades que as ferramentas elétricas não têm. No entanto, em algumas músicas podem acrescentar algo extra. O violino elétrico é apenas sobremesa para mim. O prato principal é servido pelos clássicos. 

Você diz que cumpriu todos os seus sonhos musicais. Você já fez isso você não saberia o que fazer a seguir? 

DG: Na verdade, não. eu acho que eu tenho falado algumas vezes sobre o fato de que eu tenho muito mais sucesso do que eu já sonhei. Mas há uma grande diferença entre popularidade e arte. A criatividade nunca é esgotada, está em constante movimento. Eu constantemente tenho muitos projetos planejados. E certamente não tenho nenhum problema com o que fazer a seguir. Às vezes eu tenho que escolher entre um grande número de idéias. Meu problema é falta de tempo, não de idéias. 

O que você está desfrutando atualmente? 

DG: A vida no presente. Desejo a todos desfrutar do momento presente e viver criativamente aqui e agora todos os dias. Não no futuro ou no passado. Para tirar o máximo do tempo que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário