DG vem acumulando ao longo dos anos, através das gravações que lança anualmente, a experiência de produtor musical, junto com alguns de seus parceiros, como Franck e John.
Produtor musical
“O produtor musical é quem acompanhará todos os processos da gravação de uma música ou de um álbum ao lado do músico. Apesar de sua função não entrar no cadastro do ISRC*, é ele quem poderá dar “pitacos” para ajudar no processo, desde a pré-produção à masterização, passando pelas etapas de gravação e mixagem. Está nas mãos dele, junto aos engenheiros de som, transformar as ideias do intérprete em realidade. Por isso, é preciso que o produtor musical tenha um vasto conhecimento da indústria da música para fazer a diferença no trabalho do músico.”
Produtor fonográfico
“O produtor fonográfico é o responsável pelo produto final da gravação, ou seja, o fonograma. É ele quem financia a produção, arcando com os custos e riscos, e faz o cadastro do fonograma na associação, junto ao ECAD, aparecendo creditado no ISRC*. Geralmente, a própria gravadora assume a posição de produtor fonográfico, já que é ela quem detém os direitos da música como os de distribuição, reprodução e venda. No que diz respeito aos direitos conexos, o produtor fonográfico tem participação de cerca de 40% do valor arrecadado sobre o fonograma.”
*ISRC (International Standard Recording Code) é um código fonográfico que funciona em qualquer lugar do mundo e serve para identificar uma música. Ele é o CPF da música. Serve para garantir os direitos sobre a obra, por isso deve estar sempre no nome da pessoa física ou jurídica que financiou a produção fonográfica.
Fontes:
https://www.abramus.org.br/noticias/15238/produtor-musical-x-produtor-fonografico-quais-as-diferencas/
https://somosmusica.com.br/voce-sabe-o-que-e-isrc/
Imagem original: Pinterest sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário