“Os odores têm um poder de persuasão mais forte que as palavras, aparências, emoções ou vontade. O poder persuasivo de um odor não pode ser evitado, ele entra em nós como a respiração em nossos pulmões, nos enche, nos imprime totalmente. Não há remédio para isso.” (Patrick Süskind, Perfume: A História de um Assassino)
Não é necessária muita imaginação para saber que DG tem um cheiro único, característico, um odor que pode ser extravagante, enigmático e elegante, uma fragrância sutil que transmite suas convicções, temperamento e carácter. Mais um daqueles traços que o definem.
“O cheiro está presente em tudo, no amor, no apetite, no desejo, nas melhores recordações. No entanto raramente estamos conscientes que as nossas 25 milhões de células olfativas nos causam os mais variados sentimentos.
O olfato é o mais primitivo de todos os sentidos e está pronto a ser utilizado assim que nascemos, enquanto os outros sentidos só vão funcionar perfeitamente depois de alguns anos de vida.
Todas as pessoas têm um cheiro próprio, uma espécie de combinação final de todas as substâncias odoríferas liberadas através da pele. Não se sabe ainda se o cheiro de cada um é de fato uma marca registada tão particular como uma impressão digital, mas é provável que sim.
Uma simples inspiração é suficiente para despertar fome, provocar atração ou repulsa e estimular memórias. Se a identificação de um aroma está intimamente ligada às memórias e à estória de vida de cada um, então as nossas percepções quanto aos cheiros são distintas, cada pessoa estabelece uma relação própria com o aroma que está sentindo. Aromas tornam a nossa vida e convivência tão memorável como agradável.” (Hugo Madeira)
E sabe o que mais... somos capazes de amar ao primeiro cheiro!
Fonte: https://hugomadeira.com/o-cheiro-atrai-pessoas-e-estimula-a-memoria/
Imagem: https://hugomadeira.com/o-cheiro-atrai-pessoas-e-estimula-a-memoria/
Imagem perfume: navegado sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário