Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Tipos de Partituras - parte 2


Para um leigo uma partitura pode ser incrivelmente complexa, pois, requer uma forma especial de literatura: a habilidade de ler notação musical, mas para um músico como DG, compreender uma partitura é algo natural e simples, uma extensão de sua habilidade musical.

“Partituras modernas podem vir em formatos diversos. Se a peça é composta por somente um instrumento (ou voz), como uma peça de solo ou capella, todo o trabalho deve ser escrito como uma peça. Se uma peça instrumental deve ser executada por mais de uma pessoa, cada músico geralmente terá a sua peça separada das demais, chamada de "parte", a qual seguirá a mesma durante a execução. Este é o caso especificamente de trabalhos que requerem quatro ou mais músicos, apesar de todos receberem uma versão completa da peça (todas as vozes).

A parte de voz (coral ou solo) geralmente não é separada hoje em dia, apesar de historicamente esta ser a situação, especialmente antes de ser possível imprimir as partituras.

Partituras podem ser montadas como peças individuais (por exemplo a sonata de Beethoven), em coleções (por exemplo o trabalho de um ou vários compositores), como peças executadas por determinado artista, etc.

Quando as vozes instrumentais e o coro são impressas juntas, o resultado da partitura é chamada de grade.

Grades podem vir em diversos formatos, como:

Grade do regente: utilizada pelo maestro.

Grade completa: grande livro com todos os instrumentos e vozes arranjadas e em ordem fixa.

Grade em miniatura: é a grade completa, porém com tamanho reduzido - é muito pequena para ser utilizada em apresentações, porém extremamente útil para estudo da peça.

Grade de estudo: a grade de estudo é algumas vezes em tamanho da grade em miniatura, porém com notações que facilitam o estudo. Grade de piano: grade montada especificamente para piano - esta podem ser montadas para piano solo (duas mãos) ou duetos (quatro mãos). 

Grade reduzida: é a redução de uma peça para muitos instrumentos com apenas alguns compassos.

Grade guia: especifica apenas melodia, letra e harmonia.

Grade de acordes: contém pouca ou nenhuma informação melódica, mas informações detalhadas sobre harmonia e ritmo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário