Friedrich "Fritz" Kreisler (2/2/1875 – 29/1/1962) foi um violinista e compositor nascido em Viena/Áustria. Foi um dos mestres de violino mais notáveis de sua época e considerado um dos maiores violinistas de todos os tempos, conhecido por seu tom doce e frases expressivas. Como muitos grandes violinistas de sua geração, ele produziu um som característico, marcado por um vibrato intensivo, que foi imediatamente reconhecido como seu.
Kreisler começou a manifestar seu extraordinário talento aos 4 anos de idade sendo instruído por seu pai e fazendo um rápido progresso – imediatamente lembramos a trajetória de vida de DG - aos 6 anos, foi aceito como aluno de Jacob Dont; estudou com Jacques Auber e aos 7 anos entrou no Conservatório de Viena, onde seus principais professores eram Hellmesberger Jr. (violino) e Bruckner (teoria). Ele fez sua primeira apresentação aos 9 anos e recebeu uma medalha de ouro aos 10. Ele estudou posteriormente com Massart (violino) e Delibes (composição) no Conservatório de Paris.
Kreisler foi um dos maiores mestres do violino. Sua técnica brilhante era habilmente combinada com seu tom notável, que ele sempre colocava a serviço do compositor. Ele foi o dono do grande violino Guarneri "del Gesu" de 1733 e de instrumentos notáveis de outros mestres.
Escreveu algumas das peças de violino mais populares do mundo, entre elas "Caprice Viennois". Tambourin Chinois "," Schön Rosmarin "e" Liebesfreud ". Ele também publicou várias obras no estilo clássico, que atribuiu a vários compositores (Vivaldi, Pugnani, Couperin, Padre Martini, Dittersdorf, Francoeur, Stamitz e outros), até que em 1935, relutantemente admitiu que essas peças eram suas.
DG tem Fritz Kreisler como um de seus músicos favoritos e interpreta suas composições com o coração e a alma... certamente teria a aprovação do doce mestre!
Fontes: https://www.thirteen.org/publicarts/violin/kreisler.html
https://www.britannica.com/biography/Fritz-Kreisler
Nenhum comentário:
Postar um comentário