A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou dia 11/3 a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.
Já são mais de 124 mil casos ao redor do mundo com 4.566 mortes em 113 países, segundo balanço da AFP de 11/3/20. Os países mais afetados depois da China são Itália, Irã, Coréia do Sul, Espanha.
A Itália, país mais afetado depois da China, vive um isolamento inédito para combater o avanço da pandemia, Eventos esportivos estão cancelados, cinemas e escolas estão fechados, assim como todos os eventos que exijam a reunião de pessoas, como casamentos e até funerais.
Na Alemanha, o número de casos aumenta cada vez mais: até agora, foram confirmados 240 casos da doença em 15 dos 16 estados federados. A chanceler alemã observou que o país fará o que for necessário para combater o coronavírus, que pode infectar até 70% da população do país, embora tenha admitido que não sabe como a crise se desenrolará e o risco seja enorme, pois a população não tem imunidade e não existe vacinação ou terapia.
No mundo, todos os países países devem continuar firmemente a preparar respostas em áreas chaves: detectar, proteger, tratar, reduzir a transmissão, inovar e aprender para o que a situação possa ser controlada.
Em meio à crise, um mapa online foi criado para acompanhar a evolução da doença, atualizando o número de casos, mortes, pacientes curados, tudo confirmado em tempo real.
https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6
O corona vírus não tem nenhum tipo de preconceito, não se importa com fronteiras e só tem um objetivo: multiplicar-se. Para combatê-lo a melhor opção ainda é a prevenção. Fique atento, fique alerta.
Fontes: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml https://www.dw.com/pt-002/coronav%C3%ADrus-alemanha-alerta-para-pandemia-global/a-52635213 https://istoe.com.br/balanco-da-epidemia-de-coronavirus-no-mundo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário