Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 20 de março de 2020

O maior compositor erudito brasileiro!


Muitos dos maiores compositores eruditos eram alemães como DG, mas os brasileiros também tem o orgulho de partilhar sua brasilidade com Heitor Villa-Lobos (5/3/1887 - 17/11/1959) um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como "a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira", tornando-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. 

Prolífico, escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2 mil obras até sua morte. Destaca-se pr ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Suas composições foram influenciadas tanto pela música folclórica brasileira quanto por elementos estilísticos da tradição clássica europeia. 

A audácia criativa do maestro que produziu as Serestas, os Choros, os Estudos para violão e as Cirandas para piano, seguiu-se um período "neobarroco", cujo carro-chefe foi a série de nove Bachianas brasileiras (1930–1945), para diversas formações instrumentais. Em sua obra Villa-Lobos combinou indiferentemente todos os estilos e todos os gêneros, introduzindo sem hesitação materiais musicais tipicamente brasileiros em formas tomadas de empréstimo à música erudita ocidental; procedimento que o levou a aproximar, numa mesma obra, Johann Sebastian Bach e os instrumentos mais exóticos. 

Não obstante as severas críticas, Villa-Lobos alcançou grande reconhecimento em nível nacional e internacional. Certa vez em sua turnê pela Europa, afirmou: "eu não estou aqui pra aprender, mas sim para mostrar o que eu até então construí" (Ich bin nicht gekommen, um zu lernen, sondern um zu zeigen, was ich bisher gemacht habe.), mostrando que ele estava bem ciente da sua posição ímpar entre os compositores clássicos. 

A data de seu nascimento é celebrada, no Brasil, como "Dia Nacional da Música Clássica”, um orgulho para os brasileiros. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bachianas_brasileiras Imagens: Pinterest sem crédito
Imagens: Pinterest sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário