“Devil Horns”, “Maloik”, “Mano Cornuta”. A mão fechada com o indicador e o dedo mínimo esticados é o maior símbolo relacionado ao rock’n roll. Em todo o mundo não há quem não o reconheça como marca registrada deste gênero musical. DG já foi fotografado inúmeras vezes fazendo o famoso sinal!
É o sinal dos chifres (“devil’s horns” - muitas vezes atribuído a práticas satanistas) que teria origem, a princípio, num gesto mágico muito comum, tanto na Europa como na Ásia. Acreditava-se que ele poderia proteger contra as forças do mal, do mau olhado e das bruxas, afastando maus espíritos e energias negativas. Hoje é a famosa mão chifrada dos roqueiros.
Embora ainda exista muita controvérsia, quem primeiro popularizou o gesto foi Ronnie James Dio, em suas apresentações com o Black Sabbath, a partir de 1979. Depois dele muitos outros astros de rock passaram a usar o sinal, que ficou mundialmente conhecido (que outro gênero musical pode dizer que tem um símbolo gestual só seu?). Em 17 de janeiro de 2007, James Dio imortalizou a expressão “devil’s horns” ao marcá-las no cimento da Calçada da Fama do Rock.
Recentemente o baixista do Kiss, Gene Simmons, moveu processo legal pedindo direitos de marca sobre o gesto, que utilizava com uma variante, o dedo polegar também esticado. Segundo o líder da banda americana conhecida pelas famosas pinturas faciais, ele teria usado o símbolo pela primeira vez em novembro de 1974. Felizmente Simmons desistiu do processo pouco tempo depois, e símbolo continua propriedade de todos os amantes do bom, velho e (por que não?) novo rock’n roll!"
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A3o_chifrada
Imagem: David Garrett FB
Nenhum comentário:
Postar um comentário