Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 25 de outubro de 2020

Feliz aniversário ao "doceiro" Georges Bizet!


Georges Bizet, nascido Alexandre Cesar Leopold Bizet, compositor francês - 25/10/1838-3/6/1875 - é considerado o renovador do teatro lírico francês, por óperas como “Carmen” e “Os Pescadores de Pérolas”. nasceu em Bougival, filho de um professor de canto e de uma pianista. 

Estudou no Conservatório de Paris, sob a direção do compositor Jacques Halévy. Conseguiu o Prêmio Offenbach como melhor solista de piano e órgão e, em 1857, sua cantata “Clovis et Clotilde” recebeu o Prêmio de Roma. Nesse mesmo ano estreou em Paris a opereta “Le Docteur Miracle”, também premiada.

Passou três anos na Itália e retornou à França decidido a dar uma nova forma à ópera. Para isso, criou peças em ambientes exóticos, românticos e com linguagem musical em harmonia com o sentimento dramático que as permeia.

Sua visão é incompreendida pelo público e pela crítica e, com a estréia de “Os Pescadores de Pérolas” - 1865 começou para o compositor um período de fracassos que lhe causaram profunda depressão. No dia 3/10/1875 estrou o drama em quatro atos “Carmen” na Ópera Cômica de Paris, que é recebido com indiferença.

A decepção com mais um insucesso provocou uma crise cardíaca fatal. Seis meses após sua morte, Carmen é aclamada pela crítica e até hoje é uma das obras líricas preferidas do público. A suíte “L'Arlesienne” - originalmente trilha sonora para uma peça teatral - tornou-se também imensamente popular.

“Sem dinheiro, de esquerda, anti-religioso e boêmio” foram os adjetivos empregados pela família Halévy quando Bizet anunciou seu interesse por Geneviève, filha do finado compositor Fromental Halévy. Bizet também dava aulas, e por meio de um de seus alunos, sabemos que o francês tinha uma imensa queda por doces.

Assim como Bizet, DG gosta tanto de chocolates e doces que precisa frear esse gosto e tem “Carmen Fantasie” relacionado em seu repertório crossover.

Fontes: 
https://www.algosobre.com.br/biografias/georges-bizet.html
https://movimento.com/georges-bizet-e-carmen-vidas-erraticas/
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagens: web sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário