Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Parabéns ao Popstar e Sedutor Franz Liszt!


Num dia de outono, 22 de outubro de 1811, nasceu Franz Liszt num lugarejo chamado Raiding, na época pertencente à Hungria e hoje parte da região austríaca de Burgenland. A ascendência do pai de Liszt era alemã, a da mãe, húngara. 

Como sempre acontece com as figuras importantes da história, cada uma das nações implicadas insiste em reclamá-lo para si. Assim, não é de espantar que a singela casa onde o músico nasceu ostente duas placas, uma em húngaro, afixada pela Associação de Literatura e Arte de Ödenburg, e outra em alemão, com os dizeres: "O povo alemão dedica esta placa ao mestre alemão". 

Como pianista, Franz Liszt conquistou a Europa. Ao lado do "violinista do diabo", Niccolò Paganini, ele foi o primeiro "popstar", no sentido moderno do termo, com direito a romances escandalosos, excessos alcoólicos e plateias histéricas. era um sedutor!

Liszt era um cosmopolita, figura do âmbito europeu. Era também um viajante compulsivo, sempre transitando entre Paris e Roma, Budapeste e Weimar, nunca realmente em casa e sempre pronto a partir. 

A grande contribuição de Liszt para a música foram nas obras para piano. Sua Sonata em Si menor é, provavelmente, sua obra de maior vulto e um verdadeiro desafio aos pianistas. As 19 Rapsódias Húngaras para Piano (posteriormente orquestradas) são muito populares. A mais conhecida delas, a de número 2, até se tornou trilha sonora de desenhos animados. 

Fontes: https://www.dw.com/pt-br/franz-liszt-um-g%C3%AAnio-que-merece-ser-reavaliado/a-15479692
Imagens: web sem crédito
#davidgarrett #franzliszt #clássico #entrenotas
Leia também: FEBRE DE LISZT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário