Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Papai Noel em termos relativos ou quânticos?



A ciência de hoje força uma divisão do mundo físico em duas partes: a relativista (escala macroscópica) onde valem leis probabilísticas e deterministas - é assim e não tem conversa; e a quântica (escala microscópica) na qual apenas leis probabilísticas tem vez - mas, pode ser, talvez, impossível determinar - e isso cria uma infindável série de conceitos, debates, soluções e falta de soluções que movimentam nossa ciência sempre em busca de respostas. 

Desse modo, o raciocínio clássico relativista nos indica que seria impossível Papai Noel realizar seu trabalho na véspera do Natal, pois uma grande parte das leis determinantes da física estariam sendo violadas com graves consequências. 

Veja só: segundo cálculos estimativos (Paulo Elifaz Andrielli) Papai Noel tem viajar 121,48 milhões de quilômetros, em cerca de 31horas, fazendo 91,8 milhões de paradas de um milésimo de segundo cada, isso sem pensar em parar para ir ao banheiro, deslocando-se a velocidade de 1045 km por segundo – aqui vale lembrar que uma rena normal consegue alcançar a velocidade máxima de 25 quilômetros por hora. 

Além disso, seu trenó deve carregar pelo menos 321.300 toneladas de carga - não incluído o Papai Noel invariavelmente descrito como extremamente obeso - assim puxar tal carga a 1045km/segundo cria uma resistência do ar de 14,3 quintilhões de Joules de energia por segundo, gerando um força centrífuga 17.500,07 vezes maior que a gravidade. Bem, já viu que as renas estariam pulverizadas e Papai Noel esmagado a esta altura! 

Mas... por outro lado, pensando em termos quânticos, (Alberto Mesquita Filho) “suponha Papai Noel como uma entidade ondulatória complexa. Ele pode penetrar por várias chaminés ao mesmo tempo, distribuir os presentes numa boa, se reagrupar e descolapsar e voltar para a ceia de Natal junto com a Mamãe Noel. E é isso o que ele faz há mais de 400 anos ininterruptos. Não vá atrás da conversa de relativistas porque eles não entendem nada do assunto. 

E digo mais: de janeiro a julho vai frequentemente para a Lua jogar dados com São Jorge e dizem os quânticos que os dois aprenderam a jogar dados com Deus que sabe jogar dados sim, ao contrário do suposto pelo pai da teoria da relatividade. 

É possível que alguns incautos (sempre existem aqueles que vulgarmente chamamos por chatos) estranhem o emprego da expressão colapso quando "deveria" ser descolapso ou vice-versa. Esclareço: um colapso é um descolapso negativo ou vice-versa. Desta forma, uma onda ao sofrer um descolapso negativo (ou um colapso positivo) se transforma num corpúsculo (ou até mesmo num gato ou num Papai Noel, conforme o caso em consideração). 

Por outro lado, se o colapso da onda for realmente negativo, dará origem a um corpúsculo ou a um Papai Noel virtual e é este, aquele que aparece para as crianças que não se comportaram bem durante o ano. (A quântica é fantástica pois tem sempre um jeitinho de explicar qualquer coisa, às vezes com uma precisão de até 432 casas decimais).” 

Bem, você decide se Papai Noel faz mesmo seu trabalho segundo a teoria Quântica ou não faz segundo o Relativismo! Uma vez que é óbvio que ambas aceitam sua existência! 

Fonte: https://www.ecientificocultural.com/ECC3/tepn.htm 
Imagens: Sem crédito na web 
#davidgarrett #santaclaus #fisica #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário