Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Ernest Chausson, compositor romântico e ricamente cromático!


Amédée-Ernest Chausson (20/1/1855, Paris - 10/6/1899, Limay) foi um compositor cujo corpo de obras lhe rendeu uma alta posição entre os compositores franceses do final do século XIX.“ 

“Chausson viveu uma juventude imersa nos círculos de cultura parisienses, em contacto privilegiado com as artes, desenvolvendo uma predileção pela música e literatura. No entanto, a pressão familiar levou‐o a concluir a formação em Direito antes de abraçar os estudos de música no Conservatório. 

As suas primeiras grandes referências – a leveza melódica de Massenet, a riqueza harmónica de Franck, a opulência lírica de Wagner – marcaram um período inicial de composição, entre 1878 e 86. A partir daqui, a par de uma presença mais assídua nos meios musicais de Paris, Chausson viu emergir a sua personalidade musical em obras de grande escala.

Determinado a se opor a qualquer imputação de amadorismo, ele trabalhou persistentemente em suas partituras e presidiu um salão onde músicos profissionais de vários tipos podiam ser encontrados, incluindo os jovens compositores Claude Debussy e Isaac Albéniz, o pianista Alfred-Denis Cortot e o violinista Eugène Ysaÿe. 

Finalmente, entre meados da década de 1890 até à sua morte prematura em 1899, o compositor regressou às formas concisas e às sonoridades claras sob a influência do Impressionismo musical, mais no enquadramento da sua personalidade contida e já com uma linguagem pessoal plenamente desenvolvida – ainda que seja nesta última fase que surge a sua obra em grande escala mais célebre, o Poème op.25 para violino e orquestra. Em certos aspectos Chausson foi um precursor do Impressionismo Musical.

Claro que o Poème, op. 25 consta do repertório oficial de DG, na relação de músicas para violino e orquestra. 

Fonte: Biografia Casa da Música/Britannica/DG Repertório
http://www.casadamusica.com/artistas-e-obras/compositores/c/chausson-ernest#tab=0
https://www.britannica.com/biography/Ernest-Amedee-Chausson
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Chausson: Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Chausson#/media/Ficheiro:Chausson,_Ernest,_BNF_Gallica.jpg
Imagem DG frame programa TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário