Concerto para violino n°1 (Violino e Orquestra), Danças Folclóricas Romenas (Solo e Música de Câmara), naturalmente estão inseridas no repertório oficial de DG! Dois artistas que amam o clássico e o popular!
Béla Viktor János Bartók, pianista e etnomusicólogo* húngaro (25/3/1881-26/9/1945), é mestre na fusão da música erudita com a popular. Começa a compor aos 9 anos. Depois de se formar na Academia de Música de Budapeste, viaja muito como concertista e coleta canções folclóricas em todo o leste da Europa, que grava e classifica. De 1907 a 1934 trabalha como professor de piano na Academia de Música de Budapeste.
Pesquisa também a música folclórica do mundo árabe, o que influencia fortemente suas composições, como o trio “Contrastes” (1938). Faz concertos nos Estados Unidos, na Europa e na União Soviética. Emigra para os Estados Unidos em 1939, onde morre seis anos depois.
Sua obra inclui peças para teatro, balé, coral, música de câmara, uma ópera e concertos para piano e orquestra, como o Concerto para Orquestra e a sonata Música para Instrumentos de Corda, Percussão e Celesta. Produz ainda Mikrokosmos, coleção de peças para piano destinadas a estudantes, que resume sua linguagem musical. No fim da vida adota um estilo romântico, que lhe proporciona grande êxito.
Fonte: Algosobre
https://www.algosobre.com.br/biografias/bela-bartok.html
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
Imagem Béla Bartók
https://turkinfo.hu/guncel-tr/haberler/bela-bartok-olumunun-75-yilinda-adana-osmaniyede-anildi/
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 - out/2019
*Etnomusicologia é a ciência que se dedida ao estudo da música em seu contexto cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário