Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Béla Bartók, Mestre do Crossover!


Concerto para violino n°1 (Violino e Orquestra), Danças Folclóricas Romenas (Solo e Música de Câmara), naturalmente estão inseridas no repertório oficial de DG! Dois artistas que amam o clássico e o popular! 

Béla Viktor János Bartók, pianista e etnomusicólogo* húngaro (25/3/1881-26/9/1945), é mestre na fusão da música erudita com a popular. Começa a compor aos 9 anos. Depois de se formar na Academia de Música de Budapeste, viaja muito como concertista e coleta canções folclóricas em todo o leste da Europa, que grava e classifica. De 1907 a 1934 trabalha como professor de piano na Academia de Música de Budapeste. 

Pesquisa também a música folclórica do mundo árabe, o que influencia fortemente suas composições, como o trio “Contrastes” (1938). Faz concertos nos Estados Unidos, na Europa e na União Soviética. Emigra para os Estados Unidos em 1939, onde morre seis anos depois. 

Sua obra inclui peças para teatro, balé, coral, música de câmara, uma ópera e concertos para piano e orquestra, como o Concerto para Orquestra e a sonata Música para Instrumentos de Corda, Percussão e Celesta. Produz ainda Mikrokosmos, coleção de peças para piano destinadas a estudantes, que resume sua linguagem musical. No fim da vida adota um estilo romântico, que lhe proporciona grande êxito. 

Fonte: Algosobre https://www.algosobre.com.br/biografias/bela-bartok.html https://www.david-garrett.com/en/repertoire 
Imagem Béla Bartók https://turkinfo.hu/guncel-tr/haberler/bela-bartok-olumunun-75-yilinda-adana-osmaniyede-anildi/ 
Imagem DG: EntreNotas/Unlimited/QM2 - out/2019
*Etnomusicologia é a ciência que se dedida ao estudo da música em seu contexto cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário