Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 24 de março de 2021

David Garrett faz seu próprio caminho!


Artigo The Strad/Charlotte Smith - parte 1 
O violinista alemão está aproveitando ao máximo suas habilidades composicionais e mantendo o equilíbrio entre a carreira clássica e o crossover.

O reconhecimento de suas deficiências musicais coincidiu com a crescente consciência do adolescente sobre a grande responsabilidade que foi colocada em seus jovens ombros. “No início da minha carreira, ainda criança, gostava de me apresentar e de fazer música. Mas quando cheguei aos 14, 15 e 16 anos, parei de gostar de estar no palco. Comecei a sentir medo de palco e insegurança. Quando você é muito jovem, você não questiona nada. Você se apresenta porque sabe como - e não há nenhuma voz interior gritando que você deve tocar de forma brilhante. Mas à medida que você envelhece e há gravadoras e promotores, tudo começando a se tornar um negócio, você começa a perceber que é o responsável pelo sucesso. Esse senso de responsabilidade me atingiu fortemente na época e comecei a agir não para mim, mas para servir às expectativas dos outros.”

A chave para Garrett foi Juiiliard e uma dupla especialização em performance e composição que serviu para preencher as lacunas em seu conhecimento musical. “Honestamente, quando me matriculei, não tinha certeza se queria tocar mais violino”, ele revela. “Tive que reencontrar minha autoestim e isso só poderia ser recuperado com o conhecimento. Isso significava praticar, claro, mas também aprender sobre música.”

Hoje, a personalidade profissional de Garrett parece a anos-luz de distância do adolescente solene e limpo que gravou os concertos de violino de Mozart com Claudio Abbado e a Orquestra de Câmara da Europa para o Selo Amarelo em 1995. Com seus longos cabelos louros, camisetas e joias com tema de caveira e numerosas tatuagens, o músico de 40 anos se encaixa mais no clichê de um astro do rock dos anos 90 do que na reconhecidamente limitada, mas geralmente aceita, ideia de um músico clássico ‘sério’.

Na verdade, por bem mais de uma década, Garrett dedicou muito de seu tempo a se desenvolver como a estrela do crossover - praticando seus arranjos de músicas pop e de cinema, além de suas próprias composições, para milhares de pessoas em shows lotados em arenas com sua banda e orquestra, lançando uma série de álbuns muito vendidos, como Explosive, Rock Revolutions, Unimited - Grest Hits e Alive-My Soudtrack (sua mais recente gravação de música de filmes) tudo isso para seu exército de fãs. Até o momento, ele já vendeu mais de três milhões de álbuns e até flertou com o estrelato na tela, atuando no papel de Paganini no filme de 2013 “O Violinista do Diabo”, para o qual também gravou e compôs a trilha sonora junto com Franck van der Heijden.

Ainda assim, Garrett não deu as costas para suas raízes clássicas. Ele continuou a lançar álbuns básicos aclamados, para Decca e Deustche Grammophon a cada poucos anos, entre eles os concertos de Brahms, Bruch e Beethoven, além de realizar concertos de música clássica, mantendo assim a admiração e o respeito da indústria clássica e tornando-se um artista particularmente intrigante. O cerne dessa dicotomia, novamente, remonta a Juilliard. “Parte da inspiração para entrar no mercado de crossover veio dos meus estudos em NY”, diz ele. “Lá havia muita colaboração entre as diferentes divisões. Lembro que muitas equipes de dança na Juilliard estavam procurando instrumentistas clássicos para fornecer música para seus recitais. Eu sugeriria os Eagles ou Ac / DC ou Michael Jackson, então comecei a experimentar e improvisar entre as pessoas várias músicas pop e rapidamente percebi como muitos jovens adoraram essa abordagem - muitos deles não percebiam que isso era possível em um instrumento clássico. Eu me diverti muito fazendo isso, pois me deu a oportunidade de usar minhas habilidades de composição e pensei: por que não tentar isso profissionalmente? Também me daria a chance de atrair o público jovem para a música clássica.”

Claro, quanto que a passagem da vida de estudante para um músico de classe mundial não foi fácil, particularmente como resultado dos quatro anos de Garrett longe dos holofotes. Durante esse tempo, as ofertas de shows haviam acabado e seu empresário o abandonou. Apenas com a perseverança de suas ideias, tocando pequenos concertos privados por pouca ou nenhuma taxa, ele lentamente voltou a chamar a atenção da indústria. Mas, assim como sua decisão de abraçar a vida de estudante foi difícil, aqueles ao seu redor hesitaram em aceitar suas ambições cruzadas, uma vez que ele recuperou seu perfil público.

Eu me pergunto se um grau de esnobismo da indústria clássica foi o coração dessa resistência? Garrett é incrivelmente honesto: “De certa forma, o esnobismo sobre o crossover é verdadeiro, porque por muitos anos foi o plano de fuga para muito poucos músicos de primeira classe. Então, as pessoas começaram a generalizar sobre isso, o que é compreensível porque é da natureza humana, passou a ser aceito que, se você é um artista crossover, você não pode ser um músico clássico e vice-versa. Mas acredito que essa atitude está mudando. Especialmente durante os últimos dez ou vinte anos, um número crescente de jovens músicos de destaque tem experimentado o crossover.”

Parte da razão para essa mudança de atitude deve-se ao próprio Garrett e sua determinação em produzir arranjos musicalmente sofisticados de grandes melodias pop que se encaixam bem em seu violino clássico. “A pior coisa que você pode fazer ao fazer um arranjo é simplesmente pegar a melodia e escrevê-la para o seu instrumento”, explica. “Cada instrumento tem sua própria alma - seu próprio som e intenção.

Portanto, você não pode simplesmente criar uma melodia a partir de uma linha vocal. É aí que entra o instinto musical: você deve preservar o sentido da melodia e, em seguida, saber onde se desviar dela, de modo que ainda seja reconhecível pelo público. Infelizmente, existem alguns exemplos de arranjos ruins ou leigos. Mas sempre precisa haver um senso de arte. Mesmo se você estiver reorganizando o Metallica ou o Iron Maiden é necessário que haja um senso de cultura clássica. ”

Adotar essa atitude, diz Garrett, garante que não haja melodia pop que não funcione em um arranjo para instrumentos clássicos. É uma questão de lutar sob a superfície para encontrar as origens da música. Ele cita “Walk this Way” do Aerosmith, que arranjou para seu álbum Rock Symphonies, como um bom exemplo. “Há muito pouca melodia nessa música. Então você tem que pensar sobre o “groove”, que é baseado em “rhythm” and “blues” - além de haver conexão com o violino dos EUA tocado por imigrantes irlandeses. É importante, também, abordar a questão do equilíbrio com a orquestra, pois é muito fácil o violino ser engolido. Em meus shows, o equilíbrio entre orquestra sinfônica e banda elétrica também pode ser difícil de acertar.”

O interesse de Garrett em todos os aspectos do arranjo pode ser visto em seu volume de partituras “Best of Violin” de 2019 para Schott, apresentando 16 de suas interpretações de obras de compositores e artistas que vão de Beethoven e Paganini a Justin Timberlake e Led Zeppelin. Embora a inclusão de seus dedilhados pessoais no violino seja uma ótima notícia para o violinista, são na verdade as realizações ao piano que mais entusiasmaram Garrett com o projeto.

Para as partes do solo eu simplesmente tive que anotar meus dedilhados e talvez reescrever algumas coisas para torná-las mais sensíveis para músicos jovens”, explicou. “Mas a parte realmente divertida foi tirar nossas grandes orquestrações do show de palco e conduzí-las à sua essência nas reduções de piano com o meu colaborador frequente, o pianista e produtor Johen Haywood.”

Claramente é em empreendimentos como esses que a formação composicional de Garrett ganha vida e, de fato, ele compôs faixas originais para vários de seus álbuns. No entanto, ele vê pouca diferença entre as disciplinas de composição e arranjo. “Para ser bem sincero, acho que se você sabe arranjar bem as peças, também sabe escrever música do zero”, diz ele. “Claro, como um compositor você só tem de ter talento para melodia e progressão harmônica, mas eu sempre achei um pouco arrogante presumir que arranjar é uma habilidade menor. Arranjar pode, na verdade, ser muito mais difícil do que escrever sua própria música, porque sempre há comparação com o original e se você não estiver à altura disso, você sofrerá muitas críticas.”

Então, como Garrett lidou com a pandemia Covid-19? Esse período de separação forçada do palco é certamente difícil para um artista tão acostumado a se apresentar para grandes públicos. Sua turnê Unlimited, originalmente agendada para 2020, está atualmente planejada para o verão e outono de 2021, com a turnê subsequente de seu álbum Alive, gravado no início do primeiro bloqueio da Europa em fevereiro e março de 2020, seguindo-se de forma bastante despojada em 2022.

“Nos últimos 20 anos me acostumei muito a viajar e a ter aventuras musicais”, ele afirma. “Portanto, 2020 foi como um ano sabático - não da música, é claro, mas das apresentações.” Uma hérnia de disco em 2018, o culminar de muitos anos ignorando os sinais de desconforto, impede Garrett de recorrer a prática para preencher as horas. “Não há nada mais que eu possa fazer além de minhas duas ou três horas de prática por dia - depois desse tempo, minha concentração cai”, ele continua. “Também aprendi com a minha lesão que meu corpo precisa de descanso. Como um jovem intérprete, eu era extremamente ambicioso, indo para Juilliard e me misturando com grandes violinistas, então comecei a praticar cada vez mais. Eu começava, digamos, às 11h e tocava até às 16h ou 17h em sessões muito longas e intensas. Isso me levou a muitos problemas de tensão e posicionamento, começando na casa dos 20 anos e piorando cada vez mais, de modo que por volta de 36 ou 37 meus dedos começaram a ficar dormentes. Eu realmente peço a todos os jovens músicos que ouçam seus corpos. Às vezes, quando você é jovem e um pouco estúpido, você não presta atenção; mas cada pessoa é diferente - alguns violinistas conseguem praticar oito horas por dia e nunca têm problemas, enquanto outros podem praticar apenas uma hora e ainda terão dificuldades.”

É fortuito, então, que Garrett seja capaz de se manter ocupado com inúmeros outros projetos, entre eles um segundo volume de seus arranjos de partituras para Schott e um novo álbum clássico para Deustche Grammophon, com lançamento previsto para 2022 - um projeto, ele revela, que também apresentará seus próprios arranjos, mas detalhes sobre seu repertório, por enquanto, permanecem um segredo bem guardado. “Gosto de manter um pouco de suspense para meus apoiadores”, diz ele, "mas posso dizer que será um clássico gravado com alguns toques especiais. “Eu sou um grande fã de Fritz Kreisler - ele é meu herói; então se gosta dele. Se posso incluir um arranjo que acrescente algo pessoal a uma trilha linda, com certeza vou aproveitar a oportunidade.”

Por enquanto, quaisquer planos além destes estão eclipsados pela pandemia. “Meu maior sonho agora é aquele que compartilho com todo o planeta - quero ter de volta um senso de normalidade e poder me apresentar novamente”, diz ele. “E realmente, minha carreira não é mais importante, já ganhei minha vida e estou bem. Por outro lado, há tantos jovens músicos à beira de uma nova carreira que não conseguem se apresentar. Claro, existem oportunidades digitais e mídias sociais, mas isso de forma alguma é a mesma coisa. Então, o que eu quero neste momento é que os músicos sejam músicos de novo.”

Aqui, como em tantas áreas de sua carreira popular. Garrett criou o clima de nossa época.

Fonte: The Strad vol 132/nr.1572 - abr/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário