Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Parabéns Heinrich Wilhelm Ernst!


De 1840 a 1857, Heinrich Ernst (8/6/1812 – 8/10/1865) foi um dos músicos europeus mais famosos e significativos, que se apresentou no palco, muitas vezes, com Berlioz, Mendelssohn, Chopin, Liszt, Wagner, Alkan, Clara Schumann e Joachim. 

Muitos sentiram que ele superou as conquistas expressivas e técnicas de Paganini, mas Ernst, ao contrário de seu grande antecessor, também foi um campeão incansável da música de câmara pública e fez mais do que qualquer outro violinista do início do século XIX para tornar os últimos quartetos de Beethoven amplamente conhecidos e apreciados. 

Ernst não foi apenas um grande virtuoso, mas também um compositor talentoso. Ele escreveu duas das peças mais populares do século XIX - a Elegia e o Carnaval de Veneza – sua assinatura em seus concertos - sendo mais conhecido hoje por duas peças solo que representam um grau ultra de dificuldade técnica: a transcrição do Erlkönig de Schubert no “Grand Caprice” – definido como um pináculo da técnica do violino - e o sexto de seus estudos polifônicos, as variações de “A última Rosa do Verão”, um conjunto de variações da melodia folclórica irlandesa. 

Ernst também tocava viola . Ele realizou a parte do solo viola de Berlioz 's Harold en Italie várias vezes, a primeira em setembro 1842, em Bruxelas , sob a direcção do compositor. Em 1862, sua saúde piorou com uma nevralgia das mais graves, que o impediu de tocar até sua morte. 

Em seu repertório oficial Violino e Oquestra está relacionado o “Concerto for violin in f sharp minor” e no repertório Solo e Música de Câmara constam Solo Sonata n° 1 in F major, Solo Sonata n° 2 in A major, Solo Sonata n° 4 in C major, Solo Sonata n° 5 in E flat major, Variations on “The Last Rose”, Grand Caprice op. 26 “Erlkönig” 

Fontes:
https://www.routledge.com/Heinrich-Wilhelm-Ernst-Virtuoso-Violinist/Rowe/p/book/9781138246102 
https://www.david-garrett.com/en/repertoire 
Imagem Ernst sem crédito na web Imagem DG sem crédito na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário