Robert Alexander Schumann (8/6/1810 – 29/7/1856) foi um compositor alemão, pianista e crítico musical influente. Ele é amplamente considerado um dos maiores compositores da era romântica. Dotado de um duplo talento, literário e musical, ele deixou uma obra abrangente, que inclui desde canções e miniaturas para piano até óperas e sinfonias. Além disso, trabalhou como crítico, professor e regente. O outro lado dessa capacidade criativa, no entanto, era uma personalidade marcada pela doença e pela depressão.
Schumann demorou para se decidir entre a literatura e a música. Do pai herdou o amor pelas letras, e consta que sua mãe era extremamente musical. Aos 7 anos tomou as primeiras aulas de piano e escreveu suas primeiras composições, mas também redações, poesias e fragmentos de romances. Como logo já tocava melhor que seu professor, resolveu continuar os estudos de piano como autodidata.
Casado com a pianista Clara Wieck, o casal viveu quatro anos em Leipzig e os primeiros tempos de matrimônio foram inspiradores para Schumann: logo brotaram de sua pena diversos ciclos de canções, quartetos de cordas, peças pianísticas, as primeiras sinfonias, o Concerto para piano em lá menor, o oratório Das Paradies und die Peri. Ele foi nomeado doutor honoris causa da Universidade de Jena e conseguiu se lançar como compositor.
Até 1840, Schumann escreveu exclusivamente para piano. Mais tarde, ele compôs obras para piano e orquestra e muitas Lieder (canções para voz e piano). Ele compôs quatro sinfonias, uma ópera e outras obras orquestrais, corais e de câmara. Robert fundou, juntamente com o professor de piano Friedrich Wieck, a revista “Neue Zeitschrift für Musik”, que existe até hoje.
Em 27 de fevereiro de 1854, atirou-se no Rio Reno. Foi salvo, contudo afundava cada vez mais num estado de confusão mental; passou seus dois últimos anos de vida num asilo para doentes mentais em Endenich, próximo a Bonn.
Consta
no repertorio oficial de DG para Violino e Orquestra, “Concerto para violino em
ré menor” e no repertório Solo e Música de Câmara, “Märchenbilder” op. 113.
Fontes:
https://www.dw.com/pt-br/g%C3%AAnio-e-loucura-h%C3%A1-200-anos-nascia-o-compositor-robert-schumann/a-5658805
https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Schumann
Imagem Schumann: https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Schumann#/media/File:Robert_Schumann_1839.jpg
Imagem promocional DG sem crédito na web
Nenhum comentário:
Postar um comentário