Gradualmente Glazunov começou a ser aclamado internacionalmente. Apesar de sua popularidade, no entanto, ele passou por uma crise criativa em 1890-91 e saiu do período com uma nova maturidade, bem como três sinfonias completas, dois quartetos de cordas e um balé.
Em 1905, foi eleito diretor do Conservatório de São Petersburgo e, nesta fase, costuma-se dizer que estava no auge de sua capacidade criativa. Enquanto neste cargo, ele compôs muitas obras e ganhou alguma notoriedade como maestro - embora nunca tenha realmente dominado a arte.
Em 1928, Glazunov fez uma digressão pela Europa e pelos EUA e, no final da digressão em 1929, fixou residência em Paris. Ele disse publicamente que suas razões para fazer isso estavam relacionadas à saúde, mas é um pouco provável que, como Rachmaninoff e Stravinsky, ele estivesse fugindo da ascensão da União Soviética. Ao alegar que era por razões de saúde, no entanto, ele permaneceu um compositor respeitado na União Soviética.
Nas fases posteriores de sua vida, sua produção diminuiu significativamente, mas as obras que foram produzidas neste período, como o Concerto para Saxofone Alto op.109 (1934) mostraram maturidade e polimento impressionante. Glazunov morreu em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris, mas ele foi transferido para Leningrado em 1972.
Seu Concerto para violino foi composto em 1904 e dedicado ao violinista Leopold Auer. A estreia se deu no início de 1905 pela Sociedade Musical Russa, em São Petersburgo, com Leopold Auer ao violino e direção do compositor. O concerto foi escrito em um único movimento, embora se divida em quatro partes. A música do solista que, desde a segunda parte, tornara-se cada vez mais complexa, atinge o extremo da dificuldade técnica, com uma longa cadência escrita pelo próprio compositor.
Dono de uma técnica primorosa, DG interpreta o Concerto para violino em Lá menor, op. 82, que consta em seu repertório oficial para Violino e Orquestra.
Fonte: https://www.wisemusicclassical.com/composer/2119/Alexander-Glazunov/
Imagem DG: Yoshiki3Meow
Imagem Glazunov sem crédito
P.S.: Homenageamos os artistas mencionados no repertório oficial de DG, no dia de seu aniversário.
#davidgarrett #alexanderglazunov #musico #romantico #musica
Nenhum comentário:
Postar um comentário