Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 14 de novembro de 2021

Aaron Copland, o som da música americana!


Compositor popular norte-americano nascido no Brooklyn, Nova York (14/11/1900 – 2/12/1990), considerado por muitos o maior compositor americano do século XX e que se tornou particularmente conhecido por trabalhos que refletiam vários aspectos da vida na América. De uma família de judeus russos, desde jovem mostrou talento para compositor e iniciou seus estudos musicais ainda na adolescência.

Estudou piano em Paris (1921) e tornou-se o primeiro americano a ser aluno em tempo integral com Nadia Boulanger. São desse período, inspirado no jazz, Music for the Theater (1925), Piano Concerto (1926), Piano Variations (1930), Short Symphony (1933) e Statements for Orchestra (1933-1935).

Suas obras de maior sucesso foram os balés inspirados no folclore americano, como Billy the Kid (1938), Rodeo (1942) e Appalachian Spring (1944) e as obras orquestrais, como El Salón México (1936), The Second Hurricane (1937) e Outdoor Overture (1938), além de as trilhas de filmes como Of Mice and Men (1939), Our Town (1940) e The Heiress (1948).

As harmonias abertas e que mudam lentamente em muitas de suas músicas são típicas do que muitas pessoas consideram ser o som da música americana, evocando a vasta paisagem americana e o espírito pioneiro.

O compositor também contribuiu para a execução mais difundida das obras dos compositores compatriotas, através de festivais e da formação de organizações. Seus últimos trabalhos refletiram uma variedade de influências, neoclássicas na sua maioria, mas após o seu retorno a Nova York passou a demonstrar interesse na produção de música essencialmente americana.

Foi premiado com o Pulitzer, o New York Music Critics’ Circle Award, a National Medal of Arts, a Sanford Medal da Universidade de Yale e a Presidential Medal of Freedom.

A alegre, agitadíssima e dançante “Hoedown” não poderia faltar no repertório crossover oficial de DG!

Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/aaron-copland.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Aaron_Copland
Imagem Aaron Copland: Erich Auerbach
Imagem DG sem crédito
Hoedown oficial: https://www.youtube.com/watch?v=Dwo7bzhDXys
#davidgarrett #aaroncompland #hoedown #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário