Max Christian Friedrich Bruch (Colônia, 6/1/1838 - Berlim, 2/10/1920), também conhecido como Max Karl August Bruch, foi um compositor e regente alemão do período romântico da Música Erudita. Max Bruch escreveu mais de 200 obras musicais, incluindo três concertos para violino, um dos quais é considerado "pièce de résistance" do repertório violinístico. É lembrado principalmente por seus virtuosos concertos de violino.
Bruch foi um compositor excepcionalmente ambicioso e produtivo. Seus maiores sucessos em vida foram suas obras massivas para coro e orquestra - como Schön Ellen (1867;Linda Ellen ) e Odysseus (1872).
Entretanto, poucas obras de Bruch ainda permanecem hoje em programas de concerto: a fantasia escocesa para violino e orquestra (1880), o Kol Nidrei para violoncelo e orquestra (1881) e peças virtuosas para violino e para violoncelo, notadamente seus três concertos para violino. Seu brilhante Concerto para Violino No. 1 em Sol Menor (1868) ganhou um lugar permanente no repertório de violino.
Concerto for violin n°1, G minor, op. 26; Kol Nidrei, op. 47; Scottish Fantasy; Concerto for violin and viola in E minor, op. 88 constam do repertório oficial de DG para Violino e Orquestra/Solo e Música de Câmara.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Bruch
"Concerto for violin n°1, G minor, op. 26": https://www.youtube.com/watch?v=_WT1Y2w-aTk
"Kol Nidrei": https://www.youtube.com/watch?v=fZf3Wjk6Qns
Bruch: https://www.youtube.com/watch?v=WEKwxjvohTs
Imagem Bruch: Wikimedia
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bruch.jpg
Imagem DG sem crédito
#davidgarrett #bruch #kolnidrei #entrenotas #compositor #repertorio
Nenhum comentário:
Postar um comentário