Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Parabéns Vittorio Monti!

 

Vittorio Monti (6/1/1868 – 20/6/1922) foi um compositor italiano. Monti nasceu em Nápoles, onde estudou violino e composição no Conservatorio di San Pietro a Majella. Por volta de 1900 ele se tornou o líder da famosa Orquestra Lamoureux em Paris, para a qual escreveu vários balés e operetas.

Sua peça mais conhecida é Csárdás (1904), originalmente composta para violino, bandolim e piano. Foi rapidamente arranjado para todos os tipos de conjuntos, lembrando as pessoas de velhas danças húngaras com a justaposição de passagens rápidas e lentas.

Csárdás é uma dança folclórica tradicional da Hungria. Seu nome provem de "czárda", palavra antiga para "taverna". Essa dança foi popularizada pelas bandas de ciganos húngaros e de países vizinhos como Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Ucrânia, Transilvânia e Morávia, bem como entre os povos minoritários da região, inclusive os da Bulgária.

O material disponível sobre o músico é escasso, artigos sobre a vida, obra, família, estilo, legado e morte de um compositor famoso tem menos de 10 frases e são difíceis de achar, imagens existem apenas duas.

Em seu repertório oficial crossover DG inclui “Csardas - Gypsy Dance”.

Fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Vittorio_Monti
https://www.david-garrett.com/en/repertoire
“Csardas”: https://www.youtube.com/watch?v=14JA_YRRzkI
Imagem Monti: Francesco Felicetti
Imagem DG sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário