Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 10 de julho de 2022

Carl Orff adorava trabalhar com crianças!


Poucas obras da música do século XX alcançaram o sucesso global de “Carmina Burana”, a cantata que o alemão Carl Orff (10/7/1895 – 29/3/1982) criou em meados dos anos 30 a partir de 24 poemas medievais. Nesta peça, segundo o maestro Daniel Harging, Orff combinou uma linguagem musical "que tem ecos de outros tempos" com "uma arrumação que é muito moderna e fácil de assimilar", criando "uma espécie de linguagem musical inteligente e muito manipuladora ao mesmo tempo".

Carl Orff nasceu em Munique Começou a estudar piano aos cinco anos, sob a orientação da sua mãe. Os seus estudos musicais foram feitos na Akademie der Tonkunst, em Munique.Em 1924 funda, juntamente com Dorothea Gunther, uma escola de Dança, Movimento e Música. Desde 1936 foi professor de música em Munique, desafiando corajosamente os nazistas, chegando a zombar de Hitler na pequena ópera Astutuli, que a censura não compreendeu. Dedicou-se à música de uso comum (danças e coros populares), escrevendo ainda obras teóricas (Hindemith).

Carl Orff ficou conhecido do grande público devido à autoria de Carmina Burana e outras obras musicais de grande impacto e polémica, mas, fez do centro de educação musical para crianças e amadores o grande projeto da sua vida. O centro foi criado em 1925 e foi o principal alvo de dedicação e orgulho de Carl Orff até o dia da sua morte. O músico criou o chamado "Método Carl Orff" para o ensino da música, que leva as crianças a expressarem-se por instrumentos de percussão, fazendo ruídos muitos simples de início, passando depois a "explosões", que vão sendo cada vez mais elaboradas. Este jogo conduz rapidamente à associação de gestos e ritmos simples que mais tarde serão aglomerados em grupos, antes que as crianças tenham a menor noção de como ler ou escrever música.

Infelizmente, a obra completa de Orff ainda é pouco conhecida, mas certamente chegará o tempo que mudará este status.

Claro que “O Fortuna-Camina Burana”, não ficaria de fora do repertório Crossover de DG!

Fontes: https://magiadamusica.webnode.pt/carl-orff/
https://www.dn.pt/artes/musica/a-obra-de-carl-orff-que-resiste-ao-tempo-1682056.html
Imagem Carl Orff sem crédito na web
Imagem DG sem crédito na web
Vídeo oficial: https://www.youtube.com/watch?v=xWJ8C3PcGDY
P.S. Fazemos uma justa homenagem aos compositores que fazem parte do repertório oficial de DG, na data de seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário