Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 10 de julho de 2022

Henryk Wieniaski, técnica diabólica!

 
Henryk Wieniawski (10/7/1835 – 31/3/1880) Wieniawski foi um virtuoso violinista polonês. Podia tocar tudo com sua técnica diabólica! Foi famosíssimo, especialmente na Rússia. Excursionou a vida inteira, cruzou o mundo sempre encantando plateias. Foi quem tornou a “Chaconne” de Bach conhecida. Era um romântico, tanto que escreveu “Legénde” para conquistar sua amada junto à família da moça.

Também foi professor de violino em São Petersburgo e ocupa um lugar de respeito na história, em primeiro lugar, como um virtuoso brilhante que os críticos contemporâneos e os amantes da música consideravam a reencarnação de Nicolò Paganini; em segundo lugar, como um compositor cujas obras resistiram ao teste do tempo e tiveram destaque na literatura do violino e no repertório de muitos violinistas renomados; terceiro, como professor em duas das mais famosas academias de música da Europa. Finalmente, como uma personalidade excitante e extravagante.

Henryk Wieniawski foi considerado um violinista de grande habilidade e escreveu algumas obras muito importantes no repertório de violino, incluindo dois concertos de violino tecnicamente exigentes, o segundo dos quais (em Ré menor, 1862) é executado com mais frequência do que o primeiro (em Fá sustenido menor, 1853). Sua L'École moderne: 10 Études-caprices é uma obra muito conhecida para aspirantes a violinista. Suas Polonaise Brillante, op.4, Scherzo-Tarantelle, Op.16 e Légende, Op.17 também são trabalhos realizados com frequência. Ele também escreveu várias mazurcas para violino com acompanhamento de piano (incluindo o popular Obertass em Sol maior), usando técnicas como pizzicato à esquerda, harmônicos, grandes saltos e paradas duplas.

O Concurso Internacional de Violino Henryk Wieniawski é um concurso para violinistas de até 30 anos que acontece a cada cinco anos em Poznań, Polônia, em homenagem ao compositor.

Wieniawski está relacionado nos três repertórios oficiais de DG: - - Violino e Orquestra: Concerto para violino nº 1 em fá sustenido menor, op.14; Concerto para violino nº 2 d menor, op.22; ; Fantaisie brilliante, op.20; Legende, op.17; Scherzo-Tarantella, op.16 
- Solo e Música de Câmara: "Fantaisie brillante sur des motifs de l'Opéra Faust de Gounod Op.20"
- Crossover: Capricio Tarantella

Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Henryk_Wieniawski

https://www.wieniawski.com/life_and_creation.html

https://pqpbach.ars.blog.br/2018/02/02/henryk-wieniawski-1835-1880-pablo-de-sarasate-1844-1908-concertos-no-1-e-2-zigeunerweisen-op-20/

Imagem Wieniawski: https://pqpbach.ars.blog.br/wp-content/uploads/2018/02/henryk-wieniawski-fotografia-z-1878-roku-strauss-und-kuhn-monachium_6005346.jpg

Imagem DG sem crédito na web

Vídeo oficial:

Fantaisie brillante Op. 20: https://www.youtube.com/watch?v=cvLbnWVgJp4

Polonaise D-dur op.4:  https://www.youtube.com/watch?v=5Bv9_mdnkG8

P.S. Fazemos uma justa homenagem aos compositores que fazem parte do repertório oficial de DG, na data de seu aniversário.

#davidgarrett #entrenotas #wieniawski #compositor #musico #bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário