Édouard-Victoire-Antoine Lalo (27/1/1823 - 22/4/1892) foi um compositor francês. Sua peça mais célebre é a “Symphonie espagnole”, um concerto em cinco movimentos para violino e orquestra, que continua sendo uma obra muito popular no repertório padrão.
Lalo nasceu em Lille, no extremo norte da França. Ele frequentou o conservatório daquela cidade na juventude. Aos 16 anos, ele estudou no Conservatório de Paris com François Antoine Habeneck . Habeneck conduziu concertos de estudantes no Conservatoire em 1806 e se tornou o regente fundador da Orchester de la Société des Concerts du Conservatoire em 1828.
Durante vários anos, Lalo trabalhou como violinista e professor em Paris. Em 1848, juntou-se a amigos para fundar o Quarteto Armingaud, no qual tocou viola e posteriormente, segundo violino. Suas primeiras composições sobreviventes são canções e obras de câmara (duas das primeiras sinfonias foram destruídas). Lalo dedicou grande parte de sua carreira à composição de música de câmara, que aos poucos estava entrando em voga na França, assim como a obras para orquestra.
O estilo distinto de Lalo lhe rendeu certo grau de popularidade. A “Symphonie espagnole” para violino e orquestra ainda ocupa um lugar de destaque no repertório dos violinistas, enquanto o “Concerto para Violoncelo em Ré menor” é ocasionalmente revivido. Sua “Sinfonia em Sol menor” é ocasionalmente defendida por maestros posteriores. Sua música destaca-se por suas melodias fortes e orquestração colorida, com uma solidez germânica que o distingue de outros compositores franceses de sua época. Trabalhos como o Scherzo em Ré menor, uma de suas peças mais coloridas, personifica seu estilo distinto e forte tendência expressiva.
"Symphonie espagnole", op. 21 faz parte do repertório oficial de DG para violino e orquestra.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Lalo https://www.david-garrett.com/en/repertoire
P.S. Homenageamos os compositores interpretados por DG na data de seu aniversário
#davidgarrett #entrenotas #edouardlalo #músico #compositor #composer
Nenhum comentário:
Postar um comentário