Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Parabéns ao genial Mozart!

 
Um dos maiores compositores de todos os tempos é Mozart (27/1/1756 – 5/12/1791), batizado como Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. O apelido de Mozart era Wolferl.

Mozart já tocava e compunha peças aos 4 anos. Aos 5, tocou seu primeiro concerto público. Aos 6, fez sua primeira turnê pela Europa. O jovem mestre falava francês, inglês, italiano e conhecia as regras da língua latina aos 15 anos. Pessoas que conviveram com Mozart afirmam que ele era capaz de tocar um piano com um pano cobrindo as teclas.

Mozart nasceu em Salzburgo, Áustria, cidade cujo centro histórico é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Uma das principais atrações turísticas da Salzburgo moderna é a Mozartplatz (Praça Mozart), que abriga um momento ao gênio de música. Outras atrações ligadas a Mozart são o local de nascimento e a casa onde ele viveu.

A primeira turnê europeia do pequeno Mozart com o pai Leopold e a irmã Anna durou cerca de 4 anos. As viagens e as longas apresentações deixavam o menino exausto. Mozart chorava, dizia sentir falta da mãe e pedia para brincar. O trauma de não ter tido infância fez com que o gênio fosse uma eterna criança.

Conta-se que, certa vez, após ouvir uma peça religiosa do compositor italiano Gregório Allegri, Mozart transcreveu-a de memória. O detalhe é que o acesso à partitura era restrito, ninguém podia vê-la e muito menos copiá-la e foi uma confusão.

Mozart era muito tímido, mas gostava de dança, esgrima, montar cavalos e animais de estimação. Além de cães, ele tinha um canário – animal de estimação muito comum na Áustria da sua época. Também foi maçon.

A inesperada e misteriosa morte de Mozart suscitou grande interesse desde o início. Foram propostas diversas de teorias sobre a morte do compositor, incluindo triquinose, gripe, envenenamento por mercúrio e uma estranha doença nos rins. Uma das teorias mais aceitas hoje em dia, no entanto, é a de que o gênio austríaco tenha morrido de febre reumática. O corpo de Mozart foi embalado nu em um saco e sepultado num túmulo sem lápide do cemitério São Marcos, em Viena, Áustria.

Mozart teve 600 composições catalogadas. Há muitas lendas em torno da encomenda de um Réquiem feito a Mozart, próximo de sua morte até hoje um tanto obscura; na verdade o trabalho foi solicitado pelo conde von Walsegg-Stuppach, que desejava homenagear a memória da esposa. Caçadores de enigmas, até hoje, acreditam que há várias mensagens maçônicas nas sinfonias de Mozart.

- Concerto para violino em ré maior, KV 218; Concerto para violino em ré maior, KV 218; Concerto para violino em si bemol maior, KV 207; Concerto para violino nº 7 em ré maior, KV 271ª; Sinfonia Concertante em e bemol maior, KV 364 constam no repertório oficial de DG para Violino e Orquestra.

- Sonata em Sol maior, KV 301; Sonata em mi menor, KV 304; Sonata em Fá maior, KV 376; Sonata em si bemol maior, KV 378; Sonata em si bemol maior, KV 454; Adagio KV 261 para violino e piano constam no repertório solo e música de Cãmara.

- "Alla turca" 3º movimento da sonata para piano n ° 11; "Lacrimosa" de Requiem d-menor KV 626; - Confutatis de "Requiem" constam no repertório crossover. 

Fontes: https://saber-curiosidades.blogspot.com/2020/07/16-curiosidades-super-interessantes.html http://www.vivarte.mus.br/post/2020/03/28/wolfgang-amadeus-mozart-curiosidades 
https://www.david-garrett.com/en/repertoire 
Imagem DG frame programa TV
Imagem Mozart: https://www.livescience.com/532-mystery-mozart-skull-unsolved.html
#davidgarrett #entrenotas #mozart #genius #genio #compositor #clássico #classic #klassik

Nenhum comentário:

Postar um comentário